Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

MS Canta Brasil reúne 20 mil ao som de Sampri e Monobloco

Cerca de 20 mil pessoas se contagiaram com o samba e a diversidade musical do MS Canta Brasil deste domingo (2).

Redação de Noticia

03 de Maio de 2010 - 14:03

O grupo sul-mato-grossense Sampri e os cariocas do Monobloco agitaram o público no Parque das Nações Indígenas. O projeto foi promovido pelo governo do Estado e realizado pela Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul (FCMS).

Com um samba carregado de sentimento e simpatia, as meninas do Sampri abriram a noite. O repertório do grupo relembrou amores, paixões, dores e alegrias, sentimentos embalados pelo colorido de um tempo cheio de romantismo e singeleza. Clássicos do samba que identificam o ser brasileiro.

O sentimento aflora com um batuque singular, que navega entre o samba canção e chega aos embalos do samba de raiz. Clássicos de Carmem Miranda, Aracy de Almeida, Elizete Cardoso, Tereza Cristina, Noel Rosa, João Nogueira, Cartola, Nelson Cavaquinho, Candeia e Zeca Pagodinho, Dorival Caymmi, Zé Keti e Paulinho da Viola ganharam vida ao som do grupo.

Logo em seguida o grupo carioca Monobloco subiu ao palco e mostrou uma pequena parte de seu repertório de mais de 300 músicas recriadas com arranjos que elevam a brasilidade através de um batuque e balanço únicos.

Consagrado por incorporar diversos ritmos e estilos musicais à batida do samba, o Monobloco apresentou no MS Canta Brasil um set list eclético, que navegou entre marchinhas tradicionais ao samba de Cartola, passando pelo xote, o forró, o funk e chegando até o “samba rock de primeira”.

O som do Monobloco primou, apesar de tudo, pelo genuíno batuque do samba. A mistura inusitada uniu todos os elementos do ritmo – cavaco, repique, tamborim, chocalho, surdo e agogô – ao peso de um baixo e uma guitarra.

MS Canta Brasil

O projeto, que promove a integração das músicas nacional e regional, leva para o palco, montado próximo ao lago do Parque das Nações Indígenas, um artista de renome nacional e outro local. O MS Canta Brasil acontece sempre no primeiro domingo de cada mês.

Pelo Palco do projeto já passaram: Vanessa da Mata e Chalana de Prata; Papas na Língua - Renato Borgueti e Tropeiros da Querência; Alceu Valença e Bojo Malê; Zeca Baleiro e Jerry Espíndola; Mart´nália e Jucy Ibañez; Zélia Duncan e Olho de Gato; Chico Cézar - Arnaldo Antunes, Carlos Colman; Nando Reis e Geraldo Espíndola; Zé Ramalho e Filho dos Livres, Adriana Calcanhoto e Marcelo Loureiro; Jorge Vercillo e Guilherme Rondon; Fafá de Belém e Bêbados Habilidosos; Frejat e Bando do Velho Jack; Fernanda Takai e Agemaduomi; Paralamas do Sucesso e Velho do Rio; Moraes Moreira e Lia Mayo; Banda Moinho - Nikolas Krassik e Banda Grass, Seu Jorge e Balaio Jazz; Jorge Benjor e Simona; Ney Matogrosso e Léo Verão e Daniel Freitas e Elba Ramalho e Zezinho do Forró e Biquini Cavadão e Delay, Lenine e Curimba.