Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

MS Forte 2 garante 706 milhões para a Produção e Desenvolvimento Sustentável

De acordo com o governador André, o MS Forte 2 foi fruto de muita escuta sobre os gargalos apresentados pelos prefeitos e representa uma mudança no ciclo de MS.

Notícias MS

16 de Agosto de 2013 - 10:56

Lançado na noite de ontem (15) pelo governador André Puccinelli, o Programa MS Forte 2 garantiu à produção e desenvolvimento sustentável 706 milhões de reais. Ao todo serão 3,6 bilhões de reais que contemplarão também as áreas de desenvolvimento social, infraestrutura e logística.

De acordo com o balanço apresentando pelo governo do Estado, desde 2007 foram incentivadas 252 empresas que, juntas, estão investindo R$ 29,7 bilhões em MS e gerando mais de 90 mil empregos diretos. Atualmente o Estado também se destaca como polo nacional de celulose, produção de agroenergia com 25 usinas sucroenergéticas, fábrica de aço e industrialização de outros produtos.

Com os investimentos serão realizados: a construção de 17 estações meteorológicas para compor a rede do Estado; instalada a rede de energia elétrica, construção do Distrito Industrial e do Viveiro da Agrovila Seringal, no município de Cassilândia; ampliado e reformado o Centro de Capacitação e Pesquisa da Agência Estadual de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural (Agraer), com a instalação de laboratórios, aquisição de veículos, materiais de informática e equipamentos; aquisição de 500 kits para irrigação de pastagem visando à produção leiteira de agricultores familiares; pavimentação e drenagem do acesso ao Distrito Industrial de Dourados, 5,500 km; conclusão do laboratório de atividades metrológicas da Agência Estadual de Metrologia de MS (AEM/MS); construção e reforma de cinco unidades da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro); apoio aos Arranjos Produtivos Locais (APL’s) com apoio principal do BNDES; gerenciamento de informações geográficas do Estado (SIG/MS); elaboração do Plano Diretor de Irrigação em parceria com o Ministério da Integração Nacional; aquisição de veículos de combate a incêndio para as cidade turísticas; realização da 8ª edição da Mostra da Agricultura Familiar, em Maracaju; ações de promoção, divulgação e geração de negócios turísticos, incluindo ações internacionais; digitalização do acervo fundiário do Estado; entrega de mais 92 patrulhas mecanizadas e maquinários como patrola, pá carregadeira, trator de esteira e caminhões para entidades e municípios que ainda não foram contemplados; entrega de 107 resfriadores de leite; implantação do Sistema de Rastreamento Digital do Rebanho Bovino e regularização fundiária dos Distritos de Dourados.

De acordo com o governador André, o MS Forte 2 foi fruto de muita escuta sobre os gargalos apresentados pelos prefeitos e representa uma mudança no ciclo de MS. “Ouvimos todos vocês, escutamos e ‘re-escutamos’, por isso fizemos a 2ª edição do programa, para os prefeitos eleitos e os reeleitos. Acredito que o maior legado que um governo pode deixar é um lugar melhor do que ele encontrou”, finalizou.