Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

MS homologa emergência em Itaquiraí após fortes chuvas

Chuvas entre fim de novembro e dezembro provocaram diversos estragos. No assentamento Santa Rosa a drenagem uma represa se rompeu.

G1 MS

25 de Novembro de 2016 - 13:37

O governo de Mato Grosso do Sul homologou a situação de emergência em Itaquiraí. A cidade foi afetada por fortes chuvas entre o fim de outubro e o início de novembro. As precipitações causaram diversos estragos na área urbana e rural do município.

O decreto com a homologação da situação de emergência foi publicado na edição desta sexta-feira (25), do Diário Oficial do estado. O prefeito da cidade, Ricardo Favaro Neto, decretou o quadro no município no dia 7 de novembro.

As chuvas, conforme a prefeitura, provocaram enxurradas, alagamentos e inundações em rios e córregos com a destruição e danos em estradas federais, estaduais e municipais, pontes, bueiros e tubulações, de áreas urbanas e rurais.

No assentamento Santa Rosa, por exemplo, a prefeitura diz que o sistema de drenagem da represa entre os grupos 3 e 1 não suportou o grande volume de água e se rompeu.  A força das enxurradas destruiu a barragem abrindo uma valeta de mais de cinco metros de extensão. A destruição impede o tráfego de veículos, motos e pessoas de um grupo para outro, praticamente isolando a área.

De acordo, com o decreto do estado, além de causar prejuízos econômicos e sociais, os estragos provocados pelas chuvas provocaram a paralisação das aulas nas escolas da rede municipal da área rural de Itaquiraí. Foram afetadas principalmente as regiões de Guassu, Santa Rosa, Indaiá, Indaiá/Sul, Indaiá Barranca, Acesso Tamakavi, Fazenda Três Rodas e Cascalheira.

Com a homologação, o município pode contar com uma maior mobilização de órgãos estaduais, como a Coordenadoria de Defesa Civil, por exemplo, nas ações de resposta ao desastre e de reconstrução da cidade.