Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

MS tem recorde de cidades em situação de emergência

Até então, o ano mais crítico havia sido 2007, quando 15 municípios decretaram situação de emergência devido às chuvas.

Conjuntura Online

29 de Março de 2011 - 09:41

A quantidade de municípios de Mato Grosso do Sul que decretaram situação de emergência por conta do excesso de chuvas, que desde o início desse mês castiga a população, é a maior da história, de acordo com a Defesa Civil. Ontem, mais duas cidades passaram a integrar o grupo das 21 que já estavam em emergência. Com isso, 30% dos municípios sul mato-grossenses encontram-se em emergência. Aproximadamente 150 mil pessoas foram afetadas pelos temporais, porém nenhuma morte foi registrada em decorrência das chuvas.

“O agravante é que tudo está acontecendo num mesmo período, diferentemente dos anos anteriores”, afirmou o capitão do Corpo de Bombeiros Nivaldo Gonçalves Rodrigues, que atua na Defesa Civil.

Até então, o ano mais crítico havia sido 2007, quando 15 municípios decretaram situação de emergência devido às chuvas.

A Defesa Civil informou que as cidades mais prejudicadas são Aquidauana, Anastácio, Dois Irmãos, Coxim, Paranaíba e Miranda. Nesses lugares, por estarem próximos a rios, a atenção é redobrada. Somado, o número de pessoas dessas cidades que ficaram desabrigadas ou desalojadas chega a 8.454.

O coronel Ociel Ortiz Elias afirmou que outros quatro municípios estão também prestes a decretar situação de emergência.

Quando os estragos nas cidades são muito grandes, a ponto de a prefeitura reconhecer insuficiência para lidar com o problema, é decretada a situação de emergência. A medida facilita a aquisição de produtos e mantimentos, pois o processo licitatório deixa de ser necessário.

Somente na planície pantaneira, por conta dos alagamentos e inundações, os prejuízos na agricultura são de aproximadamente R$ 200 milhões. A estimativa é da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) do Pantanal, que elaborou um relatório sobre os danos na região sul mato-grossense.