Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Passeata, panfletagem e manifestações culturais vão marcar criação de Conselho sobre Drogas

No dia 11 está prevista uma agenda movimentada para despertar a sociedade sobre a questão das drogas

Flávio Paes/Região News

27 de Outubro de 2014 - 13:16

Uma ampla mobilização coordenada pela juíza da 1ª Vara de Sidrolândia está sendo organizada para o próximo dia 11, terça-feira  para dar largada a política municipal de prevenção e combate ao consumo de drogas no município, que por ser rota de passagem da maconha e cocaína que vem do Paraguai com destino aos grandes centros consumidores do País, além da disseminação das bocas de fumo e crescimento do consumo.

Nesta data a Câmara Municipal vai se reunir em sessão extraordinária às 10 horas para votar o projeto que cria o Conselho Municipal sobre Drogas (Comad) e no seu âmbito o Fundo Municipal Sobre Drogas (FEMAD) que além de recursos públicos reservados pela Prefeitura, vai poder captar repasses estaduais e federais, doações particulares, além de recursos obtidos com o leilão de veículos usados no tráfico e bens adquiridos pelos traficantes com o dinheiro, para financiar esta política municipal.

Como a cidade não dispõe de um conselho que formule e coloque em prática uma política de prevenção ao uso e combate às drogas, as instituições locais enfrentam dificuldades para utilizar em sistema de acautelamento, os veículos dos traficantes até que sejam vendidos em leilão. O Conselho Estadual Sobre Drogas acaba privilegiando outros municípios que já dispõe desta estrutura, especialmente a Capital. 

Recentemente a Polícia Civil repassou ao Judiciário, 12 veículos apreendidos com drogas na BR-060, que estavam no pátio da delegacia à espera de decisão judicial para serem leiloados. Estes veículos foram acautelados para Prefeituras e entidades filantrópicas.

O Conselho terá 19 membros, com mandato de dois anos renováveis, sendo quatro representantes da Prefeitura; dois da Câmara Municipal; um do Conselho Municipal de Saúde; um do Conselho da Comunidade; um do Judiciário, um dos juízes da Comarca; um Promotor; um defensor público, além do delegado e do comandante da Polícia Militar e seis representantes da sociedade.

Segundo o delegado Enilton Pires Zalla, o Conselho vai garantir uma ação coordenada e conjunta de toda a sociedade na questão das drogas. “É preciso agir na repressão, com o reforço do trabalho de identificação e fechamento das bocas de fumo, desenvolver ações educativas e também trabalhar no reforço do tratamento e recuperação dos viciados e dependentes químicos”.

Programação

No dia 11 está prevista uma agenda movimentada para despertar a sociedade sobre a questão das drogas. Às 8 horas da manhã está programada passeata que sairá da Câmara Municipal e vai terminar em frente da Estação Rodoviária, na rotatória da Avenida Dorvalino dos Santos com a Rua João Marcio Ferreira Terra. No local haverá uma panfletagem.

Às 10 horas ocorre a votação na Câmara do projeto que cria o COMAD. Às 14 horas estão programadas palestras de debate na sede do Legislativo. No início da noite, às 18 horas, estão previstos eventos culturais na Praça Central com apresentação da banda municipal, peça de teatro da Fundação Nelito Câmara, de Ivinhema, além de shows musicais e apresentações de danças.