Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Quase metade da população do Estado é considerada sedentária, aponta estudo

O percentual de pessoas que não praticam atividades físicas no Estado é de 44,7%. A média nacional é um pouco maior, 46%

Dourados News

10 de Dezembro de 2014 - 16:26

Quase metade da população residente em Mato Grosso do Sul é sedentária. É o que mostra a pesquisa Nacional da Saúde, divulgada nesta quarta-feira (10) pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). O percentual de pessoas que não praticam atividades físicas no Estado é de 44,7%. A média nacional é um pouco maior, 46%.

Os dados remetem à população com 18 anos ou mais alegando ser insuficientemente ativos, ou seja, 'não praticaram qualquer atividade física no lazer nos últimos três meses, não realizaram esforços físicos intensos no trabalho, não se deslocaram para o trabalho ou a escola a pé ou de bicicleta'.

Entre os sul-mato-grossenses, os homens são responsáveis por 38% dos sedentários, enquanto as mulheres ultrapassam a média nacional, com 50% das entrevistadas nesta situação.

Um dos fatores que podem estar ligado ao índice apresentado é o de que, aproximadamente 42,3 milhões de pessoas, ou 28,9% dos adultos, assistiam à televisão por três ou mais horas diárias no país.

No Mato Grosso do Sul, a média é um pouco menor que a nacional, com 24% dos entrevistados utilizando o meio dentro deste período. Novamente os índices femininos são maiores que o masculino, chegando a 26,9% contra 20,8%.