Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 25 de Abril de 2024

Sidrolandia

Saúde continua hoje com exames gratuitos para mulheres de Fátima do Sul

A campanha está sendo realizada nas unidades de saúde do município, O Pioneiro, Vila Educacional, Central, Brasilândia e no distrito de Culturama

Fátima News

04 de Março de 2011 - 08:00

A Prefeita Ilda Salgado Machado juntamente com a Secretaria Municipal de Saúde,estará realizando em nossa cidade, “A SEMANA DE PROMOÇÃO A SAUDE DA MULHER”, uma mobilização pela luta contra o câncer de mama e de colo uterino, que começou no dia 01 de março e vai até hoje, sexta-feira (04) de março em comemoração ao Dia Internacional da Mulher (08 de março).

A campanha está sendo realizada nas unidades de saúde do município, O Pioneiro, Vila Educacional, Central, Brasilândia e no distrito de Culturama. Está sendo realizado Exame clinico de mamas, preventivo do colo do útero e agendamento de mamografia ou Ultrassonografia de mamas para as mulheres que apresentarem alterações nos exames.

Ontem, quinta-feira (03), os profissionais de saúde das outras unidades estiveram na Unidade de Saúde do Jardim Tatiane (central), neste dia alem dos exames de preventivo do colo uterino e exames clínicos das mamas, foram realizadas palestras com equipe multiprofissional, médicos, enfermeiros, e odontólogos, onde foi realizado também sorteio de um Kit de produtos da Avon e vários brindes de beleza para as mulheres que participarem.

Sabe-se que o exame de palpação das mamas realizadas por um profissional de saúde é essencial para a detecção precoce do câncer da mama. Segundo a OMS (Organização Mundial de Saúde) as taxas de câncer de mama duplicaram nos últimos 30 anos.

Já o câncer de colo de útero e o mais comum entre as mulheres brasileiras. O Papanicolau ou preventivo do colo do útero e o exame mais indicado para detecção precoce do câncer de colo do útero. No mundo a cada ano ocorrem aproximadamente 500 mil novos casos e 270 mil mortes.