Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 24 de Outubro de 2021

Sidrolandia

Saúde deve imunizar 20 mil contra a gripe comum em Dourados

Doura News

22 de Março de 2011 - 17:37

A campanha de vacinação contra a Influenza sazonal, chamada de gripe comum, deve imunizar pelo menos 20 mil pessoas neste ano em Dourados. Além de idosos acima de 60 anos e a população indígena que é imunizada desde 1999, a campanha vai se estender a mais três grupos: crianças de seis meses a dois anos, gestantes e trabalhadores da área da saúde que mantêm contato direto com o paciente, como médicos, enfermeiros e atendentes.

A vacinação começa no dia 25 de abril e segue até 13 de maio. No dia 30 de abril será realizado o dia “D” da campanha. Nesse dia (um sábado), todos os postos de saúde de Dourados vão abrir para disponibilizar a vacina aos grupos de risco estabelecidos pelo Ministério da Saúde.

A gerente de Imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Carla Cristina Ribeiro, informou que em Dourados a meta é vacinar 80% da população de todos os grupos. Entre a população idosa a previsão é imunizar 16 mil pessoas.

O Ministério da Saúde estabeleceu os grupos a serem vacinados com base em dados que apontam a vulnerabilidade dessas pessoas a complicações causadas pelo vírus Influenza, como pneumonias bacterianas ou agravamento de doenças crônicas já existentes, entre elas diabetes e hipertensão.

A Secretaria Municipal de Saúde explicou que neste ano o governo federal não vai lançar uma campanha específica contra a influenza A (H1N1) – conhecida como gripe suína – já que a OMS (Organização Mundial de Saúde) retirou o alerta de pandemia, pois os casos registrados são esporádicos.