Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Abril de 2024

Sidrolandia

Semana Nacional de Museus acontece em Caarapó

Cararapó News

12 de Maio de 2011 - 10:53

A prefeitura de Caarapó, através do Departamento de Cultura e turismo, órgão vinculado a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, estará comemorando no período de 16 a 22 deste mês, a Semana Nacional de Museus. Na oportunidade serão realizadas diversas atividades nas escolas da rede municipal e estadual.

Segundo o coordenador de Cultura e Turismo do município, José Carlos Fagundes, o Cobrinha, o trabalho faz parte das comemorações alusivas a 9ª Semana Nacional de Museus, quando instituições museológicas de todo o País promoverão eventos em torno de um mesmo tema, “Museu e Memória”, promovido pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram).

Cobrinha disse que a Semana Nacional de Museus conta com a adesão dos museus e outros lugares de memórias, como arquivos, bibliotecas, casas de cultura, redes sociais, galerias, e outros. Em 2011, participam do evento 1.006 instituições, que promoverão cerca de 3.080 eventos em mais de 500 cidades de todo o País. Dados que reforçam a capacidade de mobilização e de atuação do campo museal brasileiro frente a temas da contemporaneidade que se apresentam.

A programação para a 9ª Semana Nacional de Museus em Caarapó acontecerá no horário das 8 às 17h, nos seguintes locais: Escola Estadual Frei João Damasceno em Nova América (16), Escola Estadual Padre José de Anchieta em Cristalina (17), Escola Estadual Tenente Aviador Antonio João (18), Escola Municipal Rui Barbosa (19) e Escola Municipal Moacir Franco (20).

Para o prefeito Mateus Palma de Farias (PR), é importante que não somente a comunidade escolar prestigie o evento, mas sim a população caarapoense. “Esse trabalho vem demonstrar a nossa preocupação em divulgar, e não deixar cair no esquecimento os nossos pioneiros. Não tenho dúvida de que o museu vem resgatar essa memória e de alguma forma mostrar a nossa cultura”, disse.

O museu funciona provisoriamente no Departamento de Cultura e Turismo, localizado na Avenida Presidente Vargas, 861. O seu acervo é composto por várias fotografias, reportagens, documentários, discografias, entrevistas e outros materiais que mostram a história e a cultura dos caarapoenses, que podem ser utilizados para pesquisas ou estudos educacionais, as visitas podem ser feitas no horário das 8h às 11h e das 13h às 16h30. Mais informações no telefone: 3453-3192