Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 29 de Novembro de 2021

Artigos

Estado lidera lista de Estados que já responderam o Censo Escolar 2013

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep

Folha MS

29 de Julho de 2013 - 14:20

Os gestores das escolas públicas e privadas têm até 31 de julho para acessar o Sistema Educacenso, no endereço eletrônico http://educacenso.inep.gov.b r, e informar os dados de sua escola, turmas, estudantes e profissionais escolares em sala de aula.

Os dados coletados são fundamentais para a elaboração de diagnósticos sobre a educação brasileira, os quais colaboram para a implementação de políticas públicas na área da educação. Mato Grosso do Sul lidera a lista de Estados que já responderam o Censo Escolar, com 96,21% concluídos.

O Censo Escolar é um levantamento de dados estatístico-educacionais de âmbito nacional realizado todos os anos e coordenado pelo Inep. Ele é feito com a colaboração das secretarias estaduais e municipais de Educação e com a participação de todas as escolas públicas e privadas do País.

Trata-se do principal instrumento de coleta de informações da educação básica, que abrange as suas diferentes etapas e modalidades: ensino regular (educação Infantil e ensinos fundamental e médio), educação especial e EJA (educação de jovens e adultos). O Censo Escolar coleta dados sobre estabelecimentos, matrículas, funções docentes, movimento e rendimento escolar.

Essas informações são utilizadas para traçar um panorama nacional da educação básica e servem de referência para a formulação de políticas públicas e execução de programas na área da educação, incluindo os de transferência de recursos públicos como merenda e transporte escolar, distribuição de livros e uniformes, implantação de bibliotecas, instalação de energia elétrica, Dinheiro Direto na Escola e Fundeb (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Os resultados obtidos no Censo Escolar sobre o rendimento (aprovação e reprovação) e movimento (abandono) escolar dos alunos do ensino Fundamental e Médio, juntamente a outras avaliações do Inep (Saeb e Prova Brasil), são utilizados para o cálculo do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), indicador que serve de referência para as metas do PDE (Plano de Desenvolvimento da Educação), do Ministério da Educação.