Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 21 de Dezembro de 2025

BRASIL

De novo! Foguete tem problema técnico e lançamento é adiado mais uma vez no Maranhão

Será o primeiro lançamento comercial de veículo espacial em território brasileiro.

Midiamax

20 de Dezembro de 2025 - 11:16

De novo! Foguete tem problema técnico e lançamento é adiado mais uma vez no Maranhão
(Vanessa Sonaly/ Divulgação)

O lançamento do foguete Hanbit-Nano, no Centro de Lançamento de Alcântara, no Maranhão, foi adiado mais uma vez após a detecção de um problema em uma válvula do equipamento. De acordo com a empresa sul-coreana Innospace, que desenvolveu o veículo espacial, uma nova tentativa de lançamento deverá ocorrer neste domingo (21), às 14h45 (horário de Brasília).

Lembrando que este é o primeiro lançamento comercial de um veículo espacial a partir do território nacional. Inicialmente, o lançamento estava previsto para ocorrer na quarta-feira (17). No entanto, durante a etapa final de averiguação dos sistemas, foi detectado um problema no sistema de refrigeração do oxidante do combustível.

A previsão de lançamento, então, passou para as 15h45 desta sexta-feira (19). No início da tarde de ontem, porém, foi novamente adiado para as 21h30. Porém, por volta das 20h30, a Innospace comunicou que, devido à detecção de problemas técnicos, o lançamento desta sexta-feira havia sido cancelado novamente.

De acordo com a Força Aérea Brasileira (FAB), que conduz a operação de lançamento, a janela para uma nova tentativa se estende até o dia 22 de dezembro. O veículo espacial tem 21,8 metros de comprimento, 1,4 metros de diâmetro e pesa 20 toneladas. Vai levar satélites para a órbita baixa da Terra (LEO) a uma altitude de aproximadamente 300 km e inclinação de 40 graus.

Um total de oito cargas úteis estão dentro da coifa na parte superior do veículo de lançamento: cinco pequenos satélites para colocação em órbita e três dispositivos experimentais, desenvolvidos por instituições e empresas do Brasil e da Índia. A propulsão do equipamento é híbrida, com combustível sólido e líquido.