BRASIL
Nova regra no Pix começa a valer para todos os bancos hoje
Outra mudança é que o alerta de fraude poderá ser feito dentro do aplicativo do banco, tudo para acelerar o processo.
Primeira Página
02 de Fevereiro de 2026 - 08:14

Entra em vigor nesta segunda-feira (2) a nova regra para o Pix, sistema de pagamento instantâneo criado pelo Banco Central. A mudança tem como principal objetivo reforçar a segurança das transações e ampliar as chances de recuperação de valores em casos de golpes e fraudes.
A nova regra torna obrigatória a atualização do MED (Mecanismo Especial de Devolução). Com isso, os bancos passam a utilizar um sistema mais avançado de rastreamento do dinheiro transferido, permitindo identificar o caminho percorrido pelos valores mesmo quando eles são rapidamente enviados para outras contas.
Na prática, a partir do momento em que alguém denunciar um golpe, o sistema bloqueia automaticamente a conta que recebeu o dinheiro e também as contas seguintes usadas para dispersar os valores, dificultando a ação de quadrilhas especializadas em golpes e também lavagem de dinheiro.
Antes da mudança, o bloqueio de recursos só era possível na conta que recebeu o Pix originalmente. Agora, o mecanismo vai identificar possíveis caminhos dos recursos e essas informações serão compartilhadas com os participantes envolvidos nas transações para permitir a devolução de recursos em até 11 dias após a contestação.
Outra mudança é que o alerta de fraude poderá ser feito dentro do aplicativo do banco, tudo para acelerar o processo de contestação.
As mudanças estão disponíveis em algumas instituições desde o ano passado, mas a partir de agora são obrigatórias e valem para todos os usuários do Pix, independentemente do banco ou instituição financeira utilizada.




