Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 22 de Maio de 2024

CAMPO GRANDE

Lula chega às 10h para despachar carga de carne para a China

Agenda do presidente da República deve durar duas horas em Campo Grande.

Campo Grande News

12 de Abril de 2024 - 08:12

Lula chega às 10h para despachar carga de carne para a China
Presidente Lula durante agenda em Brasília (Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil).

A visita presidencial de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a Mato Grosso do Sul começa logo mais, a partir das 10h, na manhã desta sexta-feira (12). Considerada "relâmpago", a vinda do gestor petista para inaugurar a exportação de carne para o mercado chinês já teve trajeto testado e deve durar pouco mais de duas horas.

Lula vai cumprir agenda no frigorífico JBS de Campo Grande, localizado na BR-060, saída para Sidrolândia. Recentemente, a planta foi autorizada a exportar para a China, o maior comprador da carne do Brasil. A indústria exporta para os Estados Unidos, Argentina, União Europeia, Hong Kong, Emirados Árabes, Chile, Argélia e Egito.

Para a estreia, uma grande estrutura de palanque foi montada nos fundos da unidade que emprega 22 mil pessoas. A solenidade contará com autoridades locais, o ministro Carlos Fávaro (Agricultura e Pecuária), e imprensa.

Sobre o trajeto, a Coordenadoria Geral de Atendimento à Imprensa e o GSI (Gabinete de Segurança Institucional) da Presidência da República informaram que o petista desembarca na Base Aérea e percorrerá a Avenida Lúdio Martins Coelho, sob forte esquema de segurança. Ambulâncias, carros do Batalhão de Choque da Polícia Militar e da Polícia Federal, motos do Exército e militares já enchem o estacionamento da empresa de frios desde o dia anterior.

Nos testes acompanhados pelo Campo Grande News, durante a tarde de quinta (11), a caravana que acompanhará o veículo oficial percorreu 14 quilômetros em cerca de 30 minutos. Ainda segundo o Planalto, não existe a possibilidade de os compromissos por aqui se prolongarem, já que às 15h, o presidente cumprirá agenda em São Paulo (SP), no evento da Anfavea (Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores).

Conforme noticiado, esta será a primeira visita oficial de Lula ao Estado desde que ele tomou posse em 2023. A agenda faz parte de um giro por estados brasileiros para aproximação do setor econômico. Em março, o presidente esteve em Minas Gerais, Rio Grande do Sul e Pará, e em abril já viajou para o Nordeste e Goiás.