ECONOMIA
Agepan e Aneel divulgam o Sistema de Bandeiras Tarifárias no fornecimento de Energia Elétrica
Além disso, as distribuidoras divulgam, na conta de energia, a simulação da aplicação das bandeiras para o subsistema de sua região.
Noticias MS
05 de Março de 2014 - 08:00
A partir de 2015, as
contas de energia terão uma novidade: o Sistema de Bandeiras Tarifárias. As
bandeiras verde, amarela e vermelha indicarão se a energia custará mais ou
menos, em função das condições de geração de eletricidade.
Para facilitar o entendimento das bandeiras tarifárias pelos consumidores de energia elétrica, os anos de 2013 e 2014 foram escolhidos como Anos Testes. Em caráter educativo, a Aneel tem divulgado mês a mês as bandeiras que estariam em funcionamento.
Além disso, as distribuidoras divulgam, na conta de energia, a simulação da aplicação das bandeiras para o subsistema de sua região. O consumidor poderá compreender, então, qual bandeira estaria valendo no mês atual, se as bandeiras tarifárias já estivessem em funcionamento.
O sistema possui três bandeiras: verde, amarela e vermelha as mesmas cores dos semáforos - e indicam o seguinte:
Bandeira verde: condições favoráveis de geração de energia. A tarifa não sofre nenhum acréscimo;
Bandeira amarela: condições de geração menos favoráveis. A tarifa sofre acréscimo de R$ 1,50 para cada 100 quilowatt-hora (kWh) consumidos;
Bandeira vermelha: condições mais custosas de geração. A tarifa sofre acréscimo de R$ 3,00 para cada 100 kWh consumidos.
Mato Grosso do Sul pertence ao Subsistema Sudeste/Centro-Oeste (SE/CO), que atende as Regiões Sudeste e Centro-Oeste, Acre e Rondônia.




