ECONOMIA
Apesar de perdas, saldo da semana positivo para soja em Chicago
O spread entre maio e novembro subiu para 231 pontos, sendo que era de 214 uma semana antes.
Agrodebate
24 de Março de 2014 - 10:19
Apesar de acumular perdas de até 28 pontos no pregão de sexta-feira (21) as cotações da soja no mercado futuro da bolsa de Chicago, nos Estados Unidos, fecharam a semana no azul, segundo o boletim Sojanews, da consultoria Agrinvestor Intelligence.
Conforma a consultoria, no acumulado da semana, o saldo positivo chegou a 20 pontos no contrato de maio, que é referencial para a safra brasileira e sul-americana e a três pontos para o com vencimento em novembro, que é referência para a próxima temporada nos Estados Unidos.
O spread entre maio e novembro subiu para 231 pontos, sendo que era de 214 uma semana antes.
A Agrinvestor Intelligence aponta que as notícias de cancelamentos ou adiamentos de grandes compras pela China, tanto de soja americana quanto brasileira, estiveram na base das influências baixistas, detonando um forte movimento de realização de lucros.
Outro fator que vem afetando os mercados de commodities, de acordo com a consultoria, é a valorização do dólar no mercado internacional em relação as demais moedas fortes, um reflexo da mudança de política do banco central dos EUA, o Federal Reserve, que vem cortando os estímulos à economia americana, enxugando a oferta de dólares no mercado.
No mercado brasileiro de câmbio, o dólar comercial encerrou a sexta-feira com leve desvalorização em relação ao real, inferior a 0,1%, cotado a 2,324 para compra e R$ 2,326 para venda. Na semana, a variação líquida da moeda americana foi também negativa, em 0,9%.




