Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 14 de Fevereiro de 2026

ECONOMIA

Brasil quer aproveitar visita para ampliar vendas de carne para a China

Apesar de a China ser o maior parceiro comercial do Brasil, as exportações hoje se restringem a commodities como soja, minério de ferro e petróleo.

Folha.com

15 de Julho de 2014 - 14:24

Durante a visita de Estado do presidente da China, Xi Jinping, na quinta-feira (17), o governo brasileiro vai enfatizar a necessidade de aprimorar a pauta de exportações brasileiras para os chineses. Ele está no país para a cúpula dos Brics, que reúne Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul.

Apesar de a China ser o maior parceiro comercial do Brasil, as exportações hoje se restringem a commodities como soja, minério de ferro e petróleo.

Xi deve anunciar na quinta-feira a habilitação de mais frigoríficos brasileiros para vender carne bovina à China. Mas exportadores brasileiros pressionam para incluir no acordo também carne de frango e suínos.

"Precisamos agregar valor, em vez de fazer todo o trajeto até o porto e depois até a China para vender só soja, ração que vai alimentar os animais de lá. Queremos vender efetivamente carne de frango e de suínos", diz Marcos Sawaya Jank, diretor global de assuntos corporativos da BRF Brasil Foods.

A BRF também estuda opções para firmar uma joint venture com uma empresa na China para processar frango exportado do Brasil. Hoje, Hong Kong é o segundo maior importador de carne bovina brasileira. Mas funciona apenas como entreposto, já que de lá o produto segue direto para a China. Há poucas exportações diretas para o país asiático porque a China impõe muitas barreiras à carne brasileira.

Hong Kong é também o segundo maior comprador de carne suína e o quarto maior de carne de frango. Com a habilitação de mais frigoríficos, a esperança é facilitar e reduzir os custos da exportação de carnes.

PROMESSA ANTIGA

A promessa de abrir o mercado chinês para as carnes brasileiras é antiga, mas nunca saiu do papel. Em 2004, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva recebeu o então presidente Hu Jintao para um churrasco na granja do Torto. O Brasil pedia a abertura do mercado de carnes na China, em troca do reconhecimento do país como economia de mercado.

Há mais resistência por parte da China para importar mais frango e suínos porque o governo quer estimular produtores locais. Já no caso da carne bovina, há maior reconhecimento da necessidade de importação.