Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 5 de Maio de 2024

Economia

Convênio da Embrapa incentiva fortalecimento da apicultura no Pantanal

Diário Online

29 de Janeiro de 2013 - 13:17

Com o objetivo de fomentar a Apicultura e fortalecer a cadeia apícola na região do Pantanal e em todo o estado de Mato Grosso do Sul a Embrapa Pantanal firmou em 26 de outubro de 2012 um convênio com a Federação de Apicultura e Meliponicultura de MS - FEAMS.


A assinatura do convênio ocorreu durante uma reunião na Sede da Embrapa Pantanal (Corumbá-MS), Unidade da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária - Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, onde estiveram presentes a Chefe Geral da Unidade, Emiko Kawakami de Resende, o Presidente da FEAMS, Gustavo Nadeu Bijos, e o pesquisador da Embrapa Pantanal Vanderlei Doniseti Acassio dos Reis.


Durante o ano de 2012 a Embrapa Pantanal realizou diversos cursos de capacitação em parceria com o SENAR-AR/MS, o Sindicato Rural de Corumbá, a FEAMS, a Agraer e a E.E. Dr. Gabriel Vandoni de Barros, por meio do projeto de pesquisa do Macroprograma 6 "Apicultura como estratégia para a inserção do desenvolvimento rural sustentável em assentamentos de Corumbá". Para Vanderlei, pesquisador responsável pelo projeto, a assinatura deste convênio aproximará ainda mais as duas instituições, beneficiando o trabalho voltado para a Apicultura no Pantanal e em todo o estado, como no caso do Curso de Apicultura para Técnicos Apícolas do Mato Grosso do Sul que demandou a elaboração desse convênio para a sua realização.


Segundo o médico veterinário, Presidente da FEAMS, Gustavo, a intenção da Federação é fomentar e aprimorar cada vez mais as atividades da Apicultura e da Meliponicultura no estado do Mato Grosso do Sul, aproveitando os resultados das pesquisas e materiais técnicos publicados e disponibilizados eletronicamente pela Embrapa Pantanal, bem como o apoio do corpo técnico, a possível utilização dos laboratórios, entre outras atividades que podem ser desenvolvidas em conjunto.


"Esta parceria junto à Embrapa Pantanal visa, também, fortalecer a apicultura nesta região Pantaneira, que vem se mostrando cada vez mais adequada para o exercício da atividade, sendo que muitos produtores fazem da apicultura um complemento na sua renda. O que nós queremos é auxiliar na profissionalização desses apicultores e mostrar que a atividade pode sim ser a primeira fonte de renda do produtor", explicou Gustavo.


Durante a reunião de assinatura do convênio, Vanderlei apresentou a evolução do sistema de produção de mel desenvolvido na Unidade Experimental (fazenda Nhumirim) da Embrapa Pantanal por meio da comparação de amostras de méis produzidos desde o início dos trabalhos de pesquisa em 2003. "Estamos obtendo constantes melhorias nesse processo como, por exemplo, na extração, beneficiamento e envase deste produto apícola produzido no Pantanal, provando que a região pode produzir diversos tipos de méis, inclusive aqueles com coloração muito clara, o que não era tido como possível no passado" explica o pesquisador.