ECONOMIA
Deam realiza Operação Tolerância Zero e prende 19 homens com mandado de prisão decretados
O principal objetivo da operação é mostrar para as mulheres que a delegacia está lá para ajudá-las
MidiaMax
30 de Setembro de 2014 - 17:00
A Deam (Delegacia Especializada em Atendimento à Mulher) apresentou nesta terça-feira (30) 19 homens que possuíam prisão preventiva decretada por cometerem crimes contra a mulher. Os presos foram capturados durante a Operação Tolerância Zero, deflagrada pela delegacia na semana passada.
De acordo com a delegada Rosely Aparecida Molina, titular da Deam, o principal objetivo da operação é mostrar para as mulheres que a delegacia está lá para ajudá-las. É importante mostrar que a mulher que sofre violência tem para quem pedir apoio e assim estimular as denúncias, afirma.
Entre os objetivos secundários a delegada ressalta que a operação visa divulgar a efetividade da Lei Maria da Penha e também dar visibilidade ao trabalho que a Deam realiza.
Entre os crimes, tentativa de homicídio, estupro, roubo, lesão corporal, ameaça, entre outros, preenchem a ficha dos 19 presos que serão encaminhados para os órgãos competentes conforme a situação de cada um. A maioria foi encaminhada para a 4ª Delegacia de Polícia, os outros foram para a Derf, Instituto penal e presídio de trânsito, diz a delegada.
Em maio realizamos a Operação Dia das Mães e depois desta data o número de denúncias aumentou muito, a intenção é exatamente essa, mostrar para as mulheres que sofrem que podemos ajudar e assim estimular a coragem de vir até a delegacia, revela Molina.
Segundo a delegada até o momento já foram registrados 4400 boletins de ocorrência. Na Capital o número de homicídios de mulheres por companheiros ou ex-maridos chega a nove pessoas, ultrapassando os casos do ano passado.




