Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 2 de Maio de 2024

Economia

Eletrobras e Eletrosul inauguram fábrica de doces em Sidrolândia

Com início em fevereiro deste ano, o empreendimento teve custo total de R$ 225 mil patrocinados pela Eletrobras, Prefeitura, Enersul e Assugrif

Marcos Tomé/Região News

08 de Novembro de 2011 - 16:14

Eletrobras e Eletrosul inauguram, às 10 horas desta quarta-feira (09), o Centro de Produção Comunitária Delícias do Campo, no Assentamento Jiboia, em Sidrolândia, a 60 quilômetros de Campo Grande, em Mato Grosso do Sul. Inicialmente, 30 famílias de produtores rurais serão beneficiadas com a unidade de fabricação de doces e condimentos à base de pimentas.

Em uma área de 119 m2, a fábrica conta com todos os equipamentos necessários para garantir a qualidade dos produtos: fogão industrial, freezer, esterilizador de vidros, eletrodomésticos, balança, utensílios de cozinha e materiais de escritório. “A matéria-prima será fornecida pelos próprios moradores que exploram culturas de frutas e pimentas. Todos estão animados. Em breve, estaremos vendendo conservas de pimenta, legumes, doces em compotas e geleias deliciosas”, alegra-se Iva Ortiz, tesoureira da Associação União dos Agricultores do Assentamento Jiboia (Assugrif).

O coordenador do Programa Luz para Todos na Eletrosul, João Bosco da Silva, destaca as vantagens do CCP. “O objetivo é possibilitar o beneficiamento da produção agrícola das famílias, respeitando as boas práticas de fabricação e, consequentemente, as exigências do mercado. Esse processo envolve toda a comunidade, gerando trabalho, renda e qualidade de vida.”

Com início em fevereiro deste ano, o empreendimento teve custo total de R$ 225 mil patrocinados pela Eletrobras (compra de equipamentos e insumos), prefeitura municipal (fornecimento do material de construção), Enersul (extensão da rede de distribuição de energia elétrica) e Assugrif, que disponibilizou mão-de-obra para edificação.

Por meio da Secretaria de Assistência Social e Agência de Desenvolvimento Agrário e Extensão Rural, o governo estadual ofereceu capacitação técnica aos assentados. Coube à Eletrosul identificar a necessidade e possibilidade da implantação do projeto no local e apoio logístico na execução da obra. (Com informações da ACS/Eletrosul).