Economia
Empresários do setor industrial de MS mostram-se otimistas com a economia de MS
Midia Max
14 de Agosto de 2012 - 14:23
Os empresários que atuam no setor industrial em Mato Grosso do Sul estão otimistas com os rumos da economia do Estado para os próximos seis meses. Isso é o que foi constatado na pesquisa da Fiems Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul, que indica o termômetro dos negócios do setor e demonstra o índice de confiança do empresariado sul-matogrossense na economia.
O índice obtido nas respostas dos empresários foi de 55,8 pontos o que caracteriza otimismo. A pesquisa vai de zero a 100 pontos. Acima de 50 pontos á classificação é de ótimo. A pesquisa apontou ainda um índice de 60,3 pontos para a expectativa dos empresários com a economia do Estado e com os seus próprios negócios.
O destaque fica por conta do setor exportador puxado pela indústria frigorífica e na disposição de compra de insumos e matéria-prima. O emprego também foi destaque com o empresariado prevendo novas contratações nos próximos seis meses no Estado.
Foram analisados os segmentos da indústria de transformação empresas como cerâmicas, de móveis, de material de transporte, madeira, gráficas, fumo, material elétrico. Foi também analisado os serviços industriais de utilidade pública como o fornecimento de água e as indústrias que operam no sistema de energia. A pesquisa também incluiu a construção civil e o setor extrativo-mineral (que envolve as mineradoras, a extração de áreia e produção de gelo).
A pesquisa foi feita por amostragem e em Mato Grosso do Sul estão cadastradas 5475 empresas como pertencentes ao setor industrial. De acordo com Ezequiel Martins, economista e coordenador de Estudos Econômicos da Federação, o setor de alimentos também foi destaque nas respostas dos empresários e puxa o índice para cima, e o setor gráfico que apresentou uma grande expectativa por causa da demanda por material gráfico durante o período eleitoral.
No geral, segundo Ezequiel os empresários se mostraram dispostos a comprar insumos e matéria prima para suas indústrias em todos os segmentos pesquisados com destaque para o segmento exportador.