Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 13 de Outubro de 2024

Economia

Empresários do setor industrial de MS mostram-se otimistas com a economia de MS

Midia Max

14 de Agosto de 2012 - 14:23

Os empresários que atuam no setor industrial em Mato Grosso do Sul estão otimistas com os rumos da economia do Estado para os próximos seis meses. Isso é o que foi constatado na pesquisa da Fiems – Federação da Indústria de Mato Grosso do Sul, que indica o termômetro dos negócios do setor e demonstra o índice de confiança do empresariado sul-matogrossense na economia.

O índice obtido nas respostas dos empresários foi de 55,8 pontos o que caracteriza otimismo. A pesquisa vai de zero a 100 pontos. Acima de 50 pontos á classificação é de ótimo. A pesquisa apontou ainda um índice de 60,3 pontos para a expectativa dos empresários com a economia do Estado e com os seus próprios negócios.

O destaque fica por conta do setor exportador – puxado pela indústria frigorífica e na disposição de compra de insumos e matéria-prima. O emprego também foi destaque com o empresariado prevendo novas contratações nos próximos seis meses no Estado.

Foram analisados os segmentos da indústria de transformação – empresas como cerâmicas, de móveis, de material de transporte, madeira, gráficas, fumo, material elétrico. Foi também analisado os serviços industriais de utilidade pública como o fornecimento de água e as indústrias que operam no sistema de energia. A pesquisa também incluiu a construção civil e o setor extrativo-mineral (que envolve as mineradoras, a extração de áreia e produção de gelo).

A pesquisa foi feita por amostragem e em Mato Grosso do Sul estão cadastradas 5475 empresas como pertencentes ao setor industrial. De acordo com Ezequiel Martins, economista e coordenador de Estudos Econômicos da Federação, o setor de alimentos também foi destaque nas respostas dos empresários e puxa o índice para cima, e o setor gráfico que apresentou uma grande expectativa por causa da demanda por material gráfico durante o período eleitoral.

No geral, segundo Ezequiel os empresários se mostraram dispostos a comprar insumos e matéria prima para suas indústrias em todos os segmentos pesquisados com destaque para o segmento exportador.