Economia
Juros menores do cartão de crédito atraem consumidor no fim de ano
Taxa média em outubro ficou em 9,37%, segundo associação. Economista lembra que modalidade ainda é a mais cara do mercado.
G1 MS
16 de Novembro de 2012 - 09:31
A taxa média de juros do cartão de crédito caiu ao menor nível em 17 anos, segundo levantamento mensal da Associação Nacional dos Executivos de Finanças (Anefac). Em outubro, a taxa média verificada ficou em 9,37%.
Reportagem do Bom Dia MS desta sexta-feira (16) mostra o alerta de economistas ao consumidor, pois apesar de os juros terem caído, a modalidade de crédito ainda é a opção mais cara.
O economista Danillo Dias explica que a redução nos juros pode ser um incentivo para o consumidor gastar mais no fim do ano, além de estimular a competitividade entre as operadoras e dar fôlego ao comércio. "O consumidor precisa ficar atento para não comprometer mais de 30% de sua renda com uma parcela", diz o economista.
A taxa de juros está entre as principais preocupações de quem já teve algum problema com o cartão de crédito, segundo pesquisa da associação brasileira das empresas do setor. Cerca de 35% disseram ter problemas com o cartão, e destes, a metade apontou os juros como causa.
A classe C é responsável pela maior expansão no volume de cartões emitidos. Em 2010, 41% desses consumidores usavam o cartão. Já em 2011, a participação chegou a 45%.