Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 14 de Junho de 2024

Economia

Lucro da Google aumenta 11,1% no segundo trimestre deste ano

Os resultados estão acima do estimado pelos analistas e mostram uma melhora de publicidade na internet

Agência EFE

20 de Julho de 2012 - 08:30

A Google anunciou nesta quinta-feira um lucro líquido de US$ 2,785 bilhões (R$ 5,6 bilhões) no segundo trimestre de 2012, registrando um aumento de 11,17% com relação ao mesmo período do ano anterior.

O lucro por operações aumentou US$ 3,203 bilhões (R$ 6,4 bilhões) frente aos US$ 2,881 bilhões (R$ 5,8 bilhões) no período entre abril e junho de 2011, com uma renda bruta por comercialização de seus serviços, majoritariamente de publicidade, de US$ 10,964 bilhões (R$ 22,2 bilhões), 21% a mais mesmo período do ano passado.

Os resultados positivos, esperados pelos analistas, foram potencializados pelo bom andamento do setor de buscas, o mais popular da rede, e a estratégia de comercialização de publicidade em plataformas como o site de buscas Google ou o YouTube.

Além disso, esta é a primeira vez que a empresa incorpora em suas contas trimestrais a Motorola, fabricante de telefones celulares adquirida em maio de 2012 pelo valor de US$ 12,5 (R$ 24,3 bilhões). A operação gerou um lucro de US$ 1,25 bilhão (R$ 2,5 bilhões).

Os resultados estão acima do estimado pelos analistas e mostram uma melhora de publicidade na internet, responsável por aproximadamente 97% da renda da Google.

No que diz respeito a regiões, a empresa apresentou uma leve queda na Europa, enquanto os números apontam melhoras nos Estados Unidos (responsável por 54% da receita da companhia), Ásia e Canadá.

A Google é dominante no mercado de anúncios na internet, especialmente através de seu motor de busca, mas enfrenta agora o desafio de continuar faturando com publicidade em dispositivos móveis.