Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 2 de Maio de 2024

Economia

MS passa a ter pesquisa mensal de taxa de emprego do IBGE

Campo Grande News

07 de Novembro de 2011 - 10:06

O IBGE começou em outubro a coletar informações para apuração da taxa de emprego/desemprego em Mato Grosso do Sul. De acordo com IBGE, os dados serão apurados por meio da PNAD (Pesquisa Nacional por Amostragem de Domicílio), modalidade contínua, permitindo a todos os estados terem seus próprios indicadores.

A PNAD anual continuará sendo realizada até 2012. O trabalho vai substituir também a Pesquisa Mensal de Emprego (PME).

A PME investigava apenas seis regiões metropolitanas brasileiras: Rio de Janeiro São Paulo, Belo Horizonte, Recife, Salvador e Porto Alegre.
O objetivo, segundo o IBGE, é atender as demandas por indicadores conjuturais de emprego e trabalho com estatísticas que retratem com fidelidade a realidade de cada região.

Em Mato Grosso do sul, a PNAD Contínua será realizada em 47 dos 78 municípios do Estado. Serão pesquisados 4.900 domicílios, dos quais 504 na Capital. Segundo o IBGE, a entrevista para a pesquisa terá em média 30 a 45 minutos. Os pesquisadores poderão fazer até cinco visitas ao ano no mesmo domicílio. Sempre que houver coleta comparativa os resultados serão divulgados.

A divulgação será feita mensalmente sobre indicadores do trabalho, rendimento e ocupação; trimestralmente sobre os indicadores do mercado de trabalho e, anualmente, os suplementos.

**Municípios* - É a seguir a relação de municípios onde o IBGE fará pesquisa mensal de emprego.

Água Clara, Alcinópolis, Amambai, Anastácio, Anaurilândia, Aquidauana, Aral Moreira, Bandeirantes, Bataguassu, Batayporã, Bela Vista, Bodoquena, Bonito, Caarapó, Camapuã, Campo Grande, Cassilândia, Chapadão do Sul, Coronel Sapucaia, Corumbá, Coxim, Deodápolis, Douradina, Dourados, Eldorado, Fátima do Sul, Guia Lopes da Laguna, Iguatemi, Inocência, Itaporã, Itaquiraí, Ivinehma, Japorã, Jardim, Juti, Ladário, Laguna Carapã, Maracaju, Miranda, Mundo Novo, Naviraí e Nioaque.