Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 15 de Fevereiro de 2026

ECONOMIA

No Estado, 18 mil devem provar ao INSS que estão vivos

Até o mês de agosto apenas 29 milhões de segurados, dos 31,1 milhões, realizaram o procedimento. A comprovação de que o beneficiário está vivo é obrigatória

Correio do Estado

23 de Agosto de 2014 - 07:08

O Instituto Nacional de Seguro Social (INSS) aguarda até o fim do ano a renovação da senha, também conhecida como prova de vida, de 18.091 segurados que ainda não compareceram aos bancos pagadores de seu benefício. Até o mês de agosto apenas 29 milhões de segurados, dos 31,1 milhões, realizaram o procedimento. A comprovação de que o beneficiário está vivo é obrigatória e realizada todos os anos. 

Para fazer a prova de vida, o segurado precisará ir até a agência bancária pagadora, onde habitualmente recebe o benefício, com um documento de identificação com foto (carteira de identidade, carteira de habilitação, carteira de trabalho, etc).

Os segurados que não conseguirem ir até as agências bancárias por motivo de doença ou dificuldade de locomoção, podem realizar a prova de vida por meio de um procurador do INSS.

O procedimento é o mesmo para aqueles que moram no exterior, que também podem optar por emitir um documento de prova de vida por meio do consulado. Quem não realiza a renovação tem o pagamento suspenso.