Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 18 de Maio de 2024

Economia

Reajuste do IPTU em Dourados ainda não interfere no valor dos aluguéis

Segundo Paulo Roberto Bugarelli, gerente administrativo de uma imobiliária da cidade, esse reajuste no tributo ainda não influenciou no fluxo de locação.

Dourados Agora

06 de Fevereiro de 2013 - 13:11

O reajuste do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) 2013 que gerou reclamação por parte de muitos donos de imóveis em Dourados, não refletiu em aumento no valor do aluguel no município, ao menos por enquanto. Após alterações no código tributário do município feitas pelo executivo, o IPTU foi elevado em até 400% em algumas regiões, principalmente em terrenos sem área construída.

Segundo Paulo Roberto Bugarelli, gerente administrativo de uma imobiliária da cidade, esse reajuste no tributo ainda não influenciou no fluxo de locação. “Houve alta referente à inflação (7% a 8%), mas nada que mudasse significativamente o preço ao consumidor final. Os donos dos imóveis, mesmo com aumento do IPTU, não querem perder seus locatários e por isso estão mantendo os valores”, disse Paulo.

Ele explica que na empresa onde trabalha, o número de locações cresceu expressivamente com relação ao ano passado. “Com o início do ano letivo e a chegada dos universitários, nosso movimento teve crescimento de 20% a mais que em 2012, isso somente neste primeiro mês. Acredito que esse cenário positivo deva ser mantido ao longo do ano. Há grande rotatividade no setor”, explicou.

Preço dos aluguéis se manteve mesmo com reajuste do IPTU

Em recente entrevista, o secretário municipal de Finanças Walter Carneiro Junior, disse que a administração realizou uma atualização nos valores venal e de mercado dos imóveis no município, assim como a cobrança de tributos, para tentar reduzir a dissonância existente no setor. A medida foi adotada seguindo recomendações do Tribunal de Contas do Estado de Mato Grosso do Sul (TCE/MS).