Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 27 de Outubro de 2020

Economia

Saiba como planejar gastos com seu 13º salário

Se estiver no vermelho, a primeira orientação é listar todas as contas fixas e atrasadas para ter um panorama das despesas

G1

20 de Novembro de 2012 - 14:22

Na época em que as empresas começam a pagar a primeira parcela do 13º salário, especialistas recomendam cautela na hora de planejar os gastos. Primeiro, é preciso verificar como anda sua situação financeira.

Se estiver no vermelho, a primeira orientação é listar todas as contas fixas e atrasadas para ter um panorama das despesas. É preciso definir prioridades de pagamento, como contas de consumo e cartão de crédito.

Na hora de organizar as compras de Natal, especialistas recomendam fazer uma lista das pessoas que serão presenteadas e não deixar a compra para a última hora. Usar o 13º salário para comprar a vista pode ser vantajoso.

Também é preciso reservar uma parte do dinheiro para pagar as contas do início do ano, como o imposto sobre a propriedade de veículos automotores (IPVA), o imposto predial e territorial urbano (IPTU), à taxa de licenciamento do veículo, seguro do automóvel e despesas com o material escolar e matrículas.