Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Abril de 2024

Economia

Senai Carne Vermelha chega às cidades do interior do Estado

O Programa tem foco na valorização do produto e aperfeiçoamento profissional com o consultor Arildo Flores

Daniel Pedra

26 de Março de 2014 - 07:30

Com foco na valorização do produto por meio de cursos de qualificação profissional básica, de aperfeiçoamento profissional e palestras de sensibilização do consumidor final, o Programa Senai Carne Vermelha já está levando os bons resultados obtidos em Campo Grande para as cidades do interior de Mato Grosso do Sul. Uma equipe do Senai já iniciou o trabalho de visita e consultoria aos pontos de venda de carnes nas cidades de Jardim e Bonito, as duas primeiras do interior a receberem o Programa.

 Segundo a assessora de atendimento empresarial do Senai, Laura Castro Carrielo Rosa, a equipe vai prosseguir com as consultorias nas cidades de Coxim, Rio Verde, Ribas do Rio Pardo e Paranaíba. “O Programa tem alcançado seu objetivo com sucesso e já podemos notar uma mudança significativa nas casas de carne que passaram pela consultoria, com a melhora de apresentação dos produtos, autosserviço, qualidade de cortes e higiene, além do aumento nas vendas, fidelização de clientes e diminuição de desperdício”, comentou.

 Na prática

O empresário Genilson Peres Sanches, proprietário dos Supermercados Santos, que integram a Rede Econômica nos municípios de Jardim e Bonito, foi um dos beneficiados com a consultoria do Senai Carne Vermelha. “Esse Programa já refletiu com o aumento de 35% nas vendas em apenas uma semana. Com os cortes especiais que o consultor Arildo Flores ensinou para a minha equipe do açougue. Acredito que em cerca de dois ou três meses a venda dos produtos deve dobrar”, estimou.

Genilson Peres afirmou ainda que o Programa aprimorou as técnicas de corte, agregando valor aos produtos que antes eram poucos comercializados, além de evitar os desperdícios. "A capacitação técnica permitiu a oferta de produtos com cortes de carne diferenciados e até peças de carne já temperadas, ou seja, conseguimos uma maior variedade de produtos para oferecer aos nossos clientes", disse.

Consultoria

Na prática, o Programa possui uma equipe técnica do Senai, fomentando a higiene, qualidade, segurança e satisfação dos consumidores do produto. Além disso, são oferecidos serviços de orientação e assessoria técnica voltados à formação de consultores de carne, com foco no negócio, na padronização do processo, na melhoria da forma de apresentação e garantia de qualidade e segurança da carne ofertada no mercado estadual.

O consultor Arildo Flores destaca a importância de levar conhecimentos básicos para o oferecimento de um produto qualidade. "Neste programa, procuramos orientar o máximo possível para ter segurança naquilo que está se produzindo, segurança no que diz respeito não só a empresa, como, principalmente, segurança para o cliente", afirmou.

As atividades do Programa tiveram início em dezembro do ano passado e a meta é atender 80 estabelecimentos da Capital e interior, entre casas de carnes, açougues e redes de supermercados até o fim deste ano. As empresas são divididas em grupos de até 15 participantes, sendo atendidas com 24 horas de serviços de orientação e assessoria técnica por empresa, com 6 horas de atendimento coletivo, 15 horas de oficina tecnológica por empresa e 3 horas para elaboração do relatório final e apresentação ao empresário.