Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 29 de Abril de 2024

Educação

Enem 2023: inscrições começam nesta segunda-feira (5)

Prazo vai até o dia 16 de junho; provas serão aplicadas em 5 e 12 de novembro.

CNN Brasil

03 de Junho de 2023 - 08:40

Enem 2023: inscrições começam nesta segunda-feira (5)
Como começar a estudar para o Enem?Imagem: Shutterstock | Brenda Rocha.

As inscrições para o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2023 começam nesta segunda-feira (5), permanecendo abertas até o dia 16 de junho. O processo deve ser realizado através da página do participante no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep).

A taxa de inscrição para realizar a prova é de R$ 85,00 e pode ser paga até 21 de junho. As provas serão aplicadas nos dias 5 e 12 de novembro, com abertura dos portões às 12h e fechamento às 13h. O teste deve ter início às 13h30, terminando em horários diferentes em cada dia de aplicação.

O gabarito será divulgado em 24 de novembro, e os resultados serão anunciados no dia 16 de janeiro de 2024. Como Enem, é possível ingressar em diversas universidades pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni). Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o exame como método de seleção de estudantes.

O teste também serve para que os estudantes acessem auxílios governamentais como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies). O resultado também pode ser utilizado para processos seletivos em instituições de ensino de Portugal que possuam convênio com o Inep.

Qualquer cidadão que concluiu o ensino médio ou está no último ano da educação básica pode fazer o Enem para usá-lo como acesso ao ensino superior. Quem ainda não concluiu o ensino médio pode fazer o teste como “treineiro”, servindo de autoavaliação.

O Exame Nacional do Ensino Médio foi criado em 1988, com o objetivo de avaliar o desempenho escolar dos estudantes ao final da educação básica. Foi a partir de 2009 que a metodologia foi aperfeiçoada e a prova começou a ser utilizada como mecanismo de acesso ao ensino superior.