Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quinta, 28 de Março de 2024

Esporte

Camisas de Neymar viram febre entre catalães, gringos e brasileiros

A tendência é que, à medida que a popularidade de Neymar cresça - o que deve se intensificar nos próximos dias, com a chegada do atacante a Espanha

Globo Esporte.com

27 de Julho de 2013 - 08:40

O bate-volta de Neymar em Barcelona há quase dois meses, quando foi apresentado para 56 mil pessoas no Camp Nou, foi só um aperitivo. Neste sábado à tarde, o atacante deixa o Brasil, onde aproveitou o resto das férias após a conquista da Copa das Confederações, e chega domingo pela manhã à cidade do novo clube.

Na segunda-feira, o astro faz o primeiro treino no Barça e, quatro dias depois, estreia diante do ex-time, o Santos, pelo Troféu Joan Gamper. O detalhe é que, antes mesmo de iniciar as atividades na Cidade Esportiva, o brasileiro já faz parte do cotidiano da Catalunha.

Neymar já ocupa alguns dos espaços mais nobres da FCBotiga, loja oficial do Barcelona, instalada no Camp Nou e em diversos pontos da cidade - inclusive no aeroporto.

O ex-santista ainda não tem o mesmo destaque de Lionel Messi ou Andrés Iniesta, mas as camisas com seu nome e o número 11 nas costas são encontradas tanto na entrada da loja e ao lado da de Messi, próximas a um grande escudo do time catalão.

Os números das vendas de produtos relacionados ao atacante são mantidos em sigilo por "questões estratégicas". Basta observar o furor de clientes atrás de camisas com o nome de Neymar, porém, para não ter dúvidas do potencial do atacante. Só que essa clientela não se limita a turistas brasileiros.

O músico Oscar Aponte, de 33 anos, é colombiano e torcedor do América de Cali. De férias em Barcelona, não só comprou o uniforme a ser usado pelo ex-alvinegro como fez questão de tirar fotos. Uma admiração, aliás, que não vem só pelo jogador, agora, estar no futebol europeu.

- Já o conhecia um pouco dos jogos pela Libertadores. É um grande jogador. Gosto muito dele. Vamos ver como vai se comportar aqui - destaca.

E Neymar não atrai só os fãs veteranos. O pequeno sueco Benjamin, de 12 anos, torce para o Malmö. A camisa que vestia quando entrou na loja do Barça? A de Neymar.

-  Gosto da habilidade dele, como ele chuta - conta, tímido.

Mas, como é de se esperar, são os brasileiros que fazem a festa quando o assunto é Neymar. Um grupo de amigos do Rio de Janeiro aproveitou a passagem por Barcelona, durante uma excursão pela Europa, para garantir a camisa com o nome do craque. Nenhum deles é santista: três são flamenguistas e um é vascaíno. Todos, no entanto, não escondem a admiração pelo atacante.

- Assim que entramos em um táxi, o motorista começou a falar de Neymar (risos). Dizia ter dúvidas se ele vai desempenhar um bom papel, lembrou da passagem do Romário... Mas, volta e meia, ele caía no assunto Neymar - descreve o contador Farid Júnior, torcedor do Vasco.

- O pessoal reconhecia minha camisa do Flamengo, via que eu era brasileiro, e alguns perguntavam do Neymar. Vejo que não tem só brasileiro, mas muito gringo também comprando a camisa dele. Acho que está fazendo sucesso - emenda o publicitário Felipe Vilaça.

A tendência é que, à medida que a popularidade de Neymar cresça - o que deve se intensificar nos próximos dias, com a chegada do atacante a Espanha e a realização do primeiro treino -, seja impulsionado também o apelo do reencontro entre Santos e Barcelona.

Até o momento, o Camp Nou é o local onde há maior divulgação da partida, com cartazes espalhados pelas imediações do estádio. Nas ruas, o confronto tem ganhado destaque em veículos turísticos de dois andares (double decker), nos quais a imagem de cinco jogadores do Barça (dentre eles, Neymar) convoca a torcida para o duelo