Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Dezembro de 2025

Esporte

Espanha forte, Porzingis e novatos: Eurobasket terá 30 jogadores da NBA

Competição conta com 24 seleções divididas em quatro sedes e não é classificatória para a Copa do Mundo de 2019. Fase final será disputada na Turquia

Globo Esporte

30 de Agosto de 2017 - 16:52

Bem diferente do que aconteceu na Copa América, o Eurobasket começa nesta quinta-feira com prestígio em alta, mesmo sem ser classificatório para a Copa do Mundo de 2019. Serão 30 jogadores da NBA, a liga americana de basquete, entre eles nomes de peso como os irmãos Gasol, da Espanha, a sensação letã Kristaps Porzingis e novatos que disputarão sua primeira temporada a partir de outubro, como o sérvio Bogdan Bogdanovic.

São 24 seleções divididas em quatro sedes: Finlândia, Israel, Romênia e Turquia. Os quatro primeiros de cada grupo, formados por seis equipes, garantem vaga nas oitavas de final. A partir desta fase, a competição será disputada em Istambul, na Turquia.

Eurobasket 2017

Grupo A - Helsinque

Grupo B - Tel Aviv

Grupo C - Cluj-Napoca

Grupo D - Istambul

Finlândia

Geórgia

Romênia

Bélgica

França

Israel

Croácia

Grã-Bretanha

Grécia

Alemanha

República Tcheca

Letônia

Islândia

Itália

Hungria

Rússia

Polônia

Lituânia

Montenegro

Sérvia

Eslovênia

Ucrânia

Espanha

Turquia

A Espanha é a atual campeã. A seleção levou quase sua força máxima e tem o maior número de representantes da NBA entre as 24 seleções, com seis. Além de Pau e Marc Gasol, o técnico Sergio Scariolo ainda contará com Ricky Rubio, Alex Abrines e os irmãos Willy e Juancho Hernangomez como representantes da liga. Jogadores experientes como Juan Carlos Navarro e Sergio Rodriguez também estão no elenco.

Ausências sentidas na Espanha são Serge Ibaka e Nikola Mirotic, jogadores da NBA, além de Sergio Lull, que se machucou durante a preparação para a competição. Outras baixas importantes na competição são o sérvio Milos Teodosic, do LA Clippers, o francês Rudy Gobert, do Utah Jazz, e o grego Giannis Antetokounmpo, do Milwaukee Bucks.

Os times da NBA com mais representantes na competição são o San Antonio Spurs, com Pau Gasol (Espanha), Joffrey Lauvergne (França) e Davis Bertans (Letônia), e o New York Knicks, com Porzingis (Letônia), Mindaugas Kuzminskas (Lituânia) e Willy Hernangomez (Espanha).

Em comparação com a Copa América, a diferença é gigantesca. Na seleção brasileira, apenas Bruno Caboclo tinha contrato com um time da NBA (Toronto Raptors), mas o jogador foi afastado por indisciplina durante a competição. Nas outras 11 seleções, apenas mais quatro estavam na situação do brasileiro.

A rodada desta quinta-feira do Eurobasket terá seis jogos a partir das 7h45 (de Brasília). Pelo Grupo A, em Helsinque, Eslovênia x Polônia, Grécia x Israel e Finlândia x França abrem a competição. No Grupo B, em Tel Aviv, os confronto são Alemanha x Ucrânia, Lituânia x Geórgia e Itália x Israel. os Grupos C, em Cluj-Napoca, e D, em Istambul, só começam na sexta-feira.

Veja a lista dos jogadores da NBA no Eurobasket

Croácia - Dario Saric (Sixers), Dragan Bender (Suns) e Bojan Bogdanovic (Pacers)

República Tcheca - Tomas Satoransky (Wizards)

Finlândia - Lauri Markkanen (Bulls)

França - Joffrey Lauvergne (Spurs), Evan Fournier (Magic)

Geórgia - Zaza Pachulia (Warriors)

Alemanha - Daniel Theis (Celtics) e Dennis Schroder (Hawks)

Grécia - Georgios Papagiannis (Kings)

Israel - Omri Casspi (Warriors)

Itália - Marco Belinelli (Hawks)

Letônia - Kristaps Porzingis (Knicks), Davis Bertans (Spurs)

Lituânia - Jonas Valanciunas (Raptors), Mindaugas Kuzminskas (Knicks)

Montenegro - Nikola Vucevic (Magic)

Rússia - Timofey Mozgov (Nets)

Sérvia - Bogdan Bogdanovic (Kings), Boban Marjanovic (Pistons)

Eslovênia - Goran Dragic (Heat)

Espanha - Pau Gasol (Spurs), Ricky Rubio (Jazz), Marc Gasol (Grizzlies), Willy Hernangomez (Knicks), Alex Abrines (Thunder), Juancho Hernangomez (Nuggets)

Turquia - Furkan Korkmaz (Sixers), Cedi Osman (Cavaliers)