Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 20 de Junho de 2025

Esporte

Marta é eleita a maior jogadora da história pela IFFHS

Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol destaca a brasileira em ranking histórico.

Folha de Campo Grande

20 de Maio de 2025 - 17:08

Marta é eleita a maior jogadora da história pela IFFHS
Marta - Foto: Getty Images

A atacante brasileira Marta Vieira da Silva foi eleita a melhor jogadora da história do futebol feminino pela Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol (IFFHS). A lista, divulgada nesta segunda-feira (19/05), coloca a brasileira no topo do ranking das dez maiores atletas da modalidade, sendo a única representante do Brasil entre nomes como Mia Hamm (EUA) e Christine Sinclair (Canadá).

Com a Seleção, a brasileira conquistou três títulos da Copa América Feminina, um vice-campeonato Mundial, dois Jogos Pan-Americanos e três medalhas de prata nos Jogos Olímpicos.

Veja o ranking da IFFHS:
1)Marta (Brasil)
2)Mia Hamm (Estados Unidos)
3)Christine Sinclair (Canadá)
4)Kristine Lilly (Estados Unidos)
5)Michelle Akers (Estados Unidos)
6)Sun Wen (China)
7)Homare Sawa (Japão)
8)Heidi Mohr (Alemanha)
9)Birgit Prinz (Alemanha)
10)Aitana Bonmatí (Espanha)

Trajetória de superação
Nascida em 19 de fevereiro de 1986, em Dois Riachos, Alagoas, Marta cresceu em uma família humilde, sendo criada pela mãe, Tereza da Silva, após o abandono do pai. Desde cedo, demonstrou talento com a bola nos pés, enfrentando preconceitos e a falta de apoio ao futebol feminino no Brasil. Aos 14 anos, iniciou sua carreira profissional no Vasco da Gama. Posteriormente, passou por clubes como Santa Cruz (MG), Umeå IK (Suécia), Santos, Gold Pride e Western New York Flash (EUA), Tyresö FF e FC Rosengård (Suécia), até chegar ao Orlando Pride, dos Estados Unidos, onde atua desde 2017 .

Conquistas e recordes
Marta é a maior artilheira da história da seleção brasileira, com 118 gols, superando inclusive Pelé. É também a maior goleadora das Copas do Mundo Femininas, com 17 gols. Seis vezes eleita a Melhor Jogadora do Mundo pela FIFA (2006 a 2010 e 2018), conquistou títulos importantes, como três Copas América (2003, 2010 e 2018), duas medalhas de prata olímpicas (Atenas 2004 e Pequim 2008) e dois ouros nos Jogos Pan-Americanos (Santo Domingo 2003 e Rio 2007) .

Legado e inspiração
Aos 39 anos, Marta continua em atividade, sendo peça fundamental no Orlando Pride e recentemente convocada para os amistosos da seleção brasileira contra o Japão, nos dias 30 de maio e 2 de junho, em São Paulo. Sua trajetória inspira gerações e reforça a importância do investimento e valorização do futebol feminino no Brasil e no mundo.