Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 18 de Maio de 2024

Esporte

Venezuela traz inspiração histórica ao Corinthians

Uma trajetória que começou a ser contada naquele mesmo país, há muito tempo, mais precisamente em julho de 1953.

Midiamax

15 de Fevereiro de 2012 - 14:09

Será em terras venezuelanas que o Corinthians começará a busca pelo inédito título da Copa Santander Libertadores, que, certamente, aumentaria as glórias internacionais de sua história.

Uma trajetória que começou a ser contada naquele mesmo país, há muito tempo, mais precisamente em julho de 1953. Na capital Caracas, localizada a cerca de 800 quilômetros de San Cristóbal, sede do Deportivo Táchira, rival desta noite, o Timão comandado pelo técnico Rato conquistou seu primeiro título em âmbito internacional.

Com aproveitamento de 100% (seis vitórias), a equipe venceu a Pequena Taça do Mundo, torneio que reunia as principais equipes de futebol da Europa e da América do Sul. A competição é considerada a antecessora da Copa Intercontinental. Organizado por um grupo de empresários – e não por uma confederação –, reunia os dois melhores clubes da Europa e da América do Sul. Além do Timão, também participaram daquela edição Roma (ITA), Barcelona (ESP) e a seleção de Caracas, daquele país.

A Pequena Taça do Mundo foi disputado anualmente, de 1952 a 1957 e, posteriormente, com o nome de Troféu Cidade de Caracas, entre anos de 1958 a 1977. Em entrevista ao Lancenet!, concedida em julho de 2010, durante especial do Lance! sobre o Centenário, o ex-jogador Nardo, apesar dos 80 anos, não se esqueceu da importância daquele título.

"Ser campeão pelo Corinthians é a coisa mais linda do mundo. A gente tinha um time muito bom, mas o Barcelona tinha um timaço também. Mas ganhamos", disse.

Na sequência, mais duas vitórias, contra Barcelona e seleção de Caracas. E na quarta rodada, primeiro jogo do segundo turno, a decisão: se o Timão vencesse novamente o Barça, garantiria o título.

E assim, o Timão conquistaria seu primeiro título internacional e também o mundo pela primeira vez – 47 anos antes de se proclamar, oficialmente, com respaldo da Fifa, campeão mundial no Maracanã.

Na terra onde conquistou o mundo, o Timão começa a busca pelo inédito título da América. Nesta quarta, contra o Deportivo Táchira...

História da pequena Taça do Mundo:
Considerada a antecessora da Copa Intercontinental, o torneio era disputado em Caracas, na Venezuela. Organizado por um grupo de empresários, e não por uma confederação, reunia os dois melhores clubes europeus e da América do Sul. Foi disputado anualmente de 1952 a 1957 e, depois, com o nome de Troféu Cidade de Caracas de 1958 a 1977.

CORINTHIANS 1 x 0 BARCELONA (ESP)

FINAL DO TORNEIO INTERNACIONAL PEQUENA TAÇA DO MUNDO
DATA: 26/7/1953
JUIZ: Jackson (Venezuela)
GOL: 17’ 2ºT Goiano (1-0).
RENDA/PÚBLICO: Não disponível
LOCAL: Estádio Olímpico de Caracas, Caracas (VEN)

CORINTHIANS: Cabeção, Homero e Olavo (Julião); Idário (Sula), Goiano e Roberto Belangero; Cláudio, Luizinho (Nardo), Vermelho, Carbone e Mário. T: Rato

BARCELONA (ESP): Velasco, Seguer e Segarra; Flotats, Biosca, e Bosch; Basorá, César, Kubala, Moreno e Garcia. T: Ferdinand Daucik