Geral
Entenda a diferença e conheça casos atribuídos a Carlo Acutis
Jovem que será o 1º santo millennial é associado a curas inexplicáveis no Brasil e na Costa Rica.
G1 MS
06 de Setembro de 2025 - 09:45

A canonização de Carlo Acutis, marcada para este domingo (7), reacendeu um interesse comum entre fiéis e curiosos. Afinal, qual é a diferença entre milagre e bênção? O que, de fato, foi atribuído ao jovem que será o primeiro santo millennial da Igreja Católica?
Segundo a Igreja Católica, tanto a bênção quanto o milagre podem ocorrer através da intercessão de beatos e santos, reconhecidos como mediadores, ou seja, aqueles que estão entre Deus e aqueles que possuem fé.
- ⛪O que é bênção? - Segundo o Catecismo da Igreja Católica, uma bênção é um ato litúrgico que invoca o favor de Deus sobre uma pessoa, objeto ou situação. É algo desejável, mas não necessariamente extraordinário.
- 🙏O que é um milagre? - Já um milagre precisa ser algo fora das leis naturais, sem explicação científica ou racional, e deve passar por uma investigação minuciosa do Vaticano.
O milagre brasileiro: a cura de um menino de Campo Grande
/i.s3.glbimg.com/v1/AUTH_59edd422c0c84a879bd37670ae4f538a/internal_photos/bs/2025/A/r/YVGePqTmCm7h6pSZk06g/whatsapp-image-2025-04-19-at-09.14.13.jpeg)
O primeiro milagre atribuído a Carlo Acutis e reconhecido oficialmente pela Igreja ocorreu no Brasil, em Campo Grande, no ano de 2013. Na época o adolescente Matheus Vianna, tinha apenas 3 anos e era portador de uma grave anomalia congênita chamada atresia pancreática, e teve a cura considerada inexplicável pela medicina após um ato de fé.
Segundo os relatos documentados no processo canônico, o menino participou de uma missa onde o relicário de Carlo Acutis foi exposto. Ele tocou o objeto e pediu para que fosse curado e nos dias seguintes, começou a se alimentar normalmente, o que antes era impossível devido à ausência de pâncreas funcional.
“Os exames mostraram que o órgão havia se regenerado. A medicina não consegue explicar isso”, relata o frei que acompanhou o caso.
O episódio foi reconhecido oficialmente como milagre pelo Dicastério para as Causas dos Santos, órgão do Vaticano responsável por conduzir o processo que pode levar à canonização de um santo, incluindo a análise das virtudes heroicas e a beatificação.
Por que milagres são importantes para a canonização?
A Igreja exige pelo menos dois milagres comprovados, um para a beatificação e outro para a canonização. O processo inclui:
- 👩🏽⚕️ Avaliação médica por peritos independentes;
- ✅ Aprovação por teólogos e cardeais;
- 📜 Confirmação final pelo Papa.
Com os dois milagres reconhecidos, Carlo Acutis será proclamado santo em 7 de setembro de 2025, durante o Jubileu dos Jovens, em Roma. “Para ser milagre, não basta ser bonito, simbólico ou emocional. É preciso ser inexplicável”, explica Dom Rubens Oliveira, bispo auxiliar de Campo Grande.
E as bênçãos?
Apesar de não terem o peso formal dos milagres, muitos devotos relatam graças alcançadas pela intercessão de Carlo. São casos de cura emocional, conversões, reconciliação familiar e superação de vícios.
A farmacêutica bioquímica Milena Pinheiro Narciso Ballerini Fernandes sonhava em ser mãe, mas enfrentava dificuldades para engravidar. Após anos de tentativas frustradas e com diagnóstico médico de baixa reserva ovariana, ela ouviu dos especialistas que só teria chances com óvulos doados.
Diante da infertilidade e do limite da medicina, Milena buscou apoio na fé. Junto da família, fez um pedido especial diante da imagem de Nossa Senhora Auxiliadora e de Carlo Acutis, escrevendo até uma carta ao beato.
Já pronta para iniciar o processo de inseminação artificial, decidiu tirar férias com o marido antes do procedimento. Foi então que veio a surpresa: descobriu que estava grávida de forma natural.




