Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Abril de 2024

Geral

Ministro da Fazenda declara não ter previsão para ajudar Estados em crise fiscal

Meirelles também relativizou obrigação da União com Estados.

Midiamax

30 de Dezembro de 2016 - 17:31

O ministro da Fazenda, Henrique Meirelles, disse hoje (30) que o governo não tem previsão de anúncio de ajuda federal a estados que declaram situação fiscal crítica, como o Rio de Janeiro e Minas Gerais, que decretaram "calamidade financeira". As informações são da Agência Brasil.

“Não temos ainda uma data específica para isso, porque eles estão enfrentando um problema sério, mas a União também, portanto devemos priorizar”, declarou. Meirelles. Segundo a Agência Brasil, Meirelles também afirma que, no momento, "não há caminho jurídico que permita adiar o pagamento da dívida dos estados em crise com a União".

Michel Temner vetou, ontem (29), o regime especial de recuperação fiscal dos estados que havia sido aprovado no Congresso, o PLP 257/2016. Temer argumentou que, com a retirada das contrapartidas de ajuste fiscal, alteração realizada na Câmara dos Deputados, a medida havia se tornado “mais ou menos inútil”. As contrapartidas previam, entre outras medidas, privatizações de serviços estaduais, congelamentos de vagas e alterações na previdência.

O texto vetado também previa uma moratória de 36 meses no pagamento das dívidas dos estados com o governo federal. A suspensão dos pagamentos é uma demanda dos governadores, que alegam não ter recursos para honrar as parcelas. O Ministro descartou a possibilidade de adiar os pagamentos sem uma lei que autorize a medida. O ministro também relativizou a responsabilidade do governo federal em socorrer os estados.

“Nós estamos, como todos, muito preocupados com a situação emergencial dos estados, mas é importante não transferirmos implicitamente o problema da dívida dos estados para a União. A União não criou o problema dos estados. A União está enfrentando e equacionando seus próprios problemas”, declarou Meirelles.

Para ele, independentemente de eventual ajuda federal, cabe aos estados implementarem medidas para tornar sustentável a situação fiscal. “Não se deve criar essa ilusão de que tudo depende de uma ajuda federal. A ajuda federal, primeiro, tem toda uma limitação do ajuste fiscal federal, para não prejudicar a recuperação da economia”, afirmou. O ministro não informou quando o governo enviará ao Congresso um novo projeto de lei com as "contrapartidas". “Temos que fazer o trabalho bem-feito, e o mais rápido possível será anunciado.”

Reforma tributária

O governo federal pretende fazer da reforma tributária, um dos focos para 2017, conforme a Agência Brasil. Temer declara que o ministro da Fazenda estuda a "simplificação do sistema tributário". "Segundo o ministro, mais do que a carga de impostos, a maior reclamação dos agentes econômicos é com a complexidade do modelo tributário brasileiro", explica a Agência Brasil.

Na opinião de Meirelles, uma "eventual redução da carga tributária" está condicionada à resolução do problema fiscal do país. “Já temos conseguido fazer um esforço enorme de, pelo menos, não aumentar a carga tributária, controlando os gastos públicos através do foco em controle de despesas. A queda da tributação será uma segunda etapa", declarou.

Sobre a tabela de reajuste do imposto de renda, que costuma ser divulgada em dezembro, mas ainda não foi anunciada, o ministro disse que as alíquotas estão sendo equacionadas e que a apresentação será feita em breve.