Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

Geral

Peão guarda como amuleto garra de onça que ficou cravada em perna durante ataque

Flávio Ricardo do Espírito Santo, de 28 anos, foi atacado por uma onça-pintada no dia 4 de outubro. Ele sofreu ferimentos graves e passou 12 dias internado em Campo Grande.

G1 MS

17 de Outubro de 2025 - 10:12

Peão guarda como amuleto garra de onça que ficou cravada em perna durante ataque
Peão guarda garra da onça que o atacou como amuleto. — Foto: Arquivo pessoal

O peão Flávio Ricardo do Espírito Santo, de 28 anos, atacado por uma onça-pintada enquanto trabalhava em uma fazenda no Pantanal do Paiaguás, em Corumbá (MS), guarda a garra do animal como uma espécie de amuleto, conforme relato da esposa, Sandra Coelho da Silva, ao g1.

A garra foi retirada de sua perna esquerda durante uma cirurgia. Segundo Sandra, o peão se recuperou bem após o procedimento. "Ele está bem, graças a Deus".

Flávio recebeu alta hospitalar na quarta-feira (15), após 12 dias internado na Santa Casa de Campo Grande. Na quinta-feira (16), ele retornou com a esposa para Corumbá, onde moram.

O ataque

O ataque ocorreu no dia 4 de outubro, enquanto Flávio retornava do manejo de gado na fazenda. Segundo relato ao Corpo de Bombeiros, ele estava a cavalo quando se aproximou da carcaça de um animal e foi surpreendido pela onça. Ainda de acordo com a esposa, ele conseguiu pedir socorro a um colega por meio de um rádio comunicador.

Flávio sofreu ferimentos graves na cabeça e na perna esquerda, além de cortes nas mãos e braços, e arranhões em outras partes do corpo. Apesar da gravidade das lesões, foi resgatado consciente, orientado e em estado estável.

O caso é acompanhado pelo Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros, vinculado ao Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).