Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Domingo, 6 de Outubro de 2024

Geral

Relatório preliminar da FAB deve mostrar dinâmica que resultou na queda do avião da Voepass

Primeira etapa da investigação, no entanto, não deve apontar as causas do acidente que matou 62 pessoas.

CNN Brasil

05 de Setembro de 2024 - 16:42

Relatório preliminar da FAB deve mostrar dinâmica que resultou na queda do avião da Voepass
Equipes trabalham após queda de avião da Voepass em Vinhedo, no interior de São Paulo. Foto: Secretaria de Segurança de São Paulo/Divulgação

A Força Aérea Brasileira (FAB) vai divulgar, nesta sexta-feira (6), um relatório preliminar com informações da investigação sobre o acidente aeronáutico que deixou 62 mortos, no dia 9 de agosto, em Vinhedo (SP).

A CNN apurou que o documento deve revelar o que aconteceu durante o voo. Os fatores que levaram à queda da aeronave, no entento, ficam para uma segunda etapa.

Esta primeira divulgação de dados é importante para a segurança da aviação, pois pode conter itens que sejam relevantes para a operação futura do modelo da aeronave, sendo possível fazer uma mitigação de riscos, se necessário. Paralela a investigação da FAB, a Polícia Civil de Vinhedo e a Polícia Federal também apuram o caso. O inquérito aberto na Polícia Civil investiga as causas da queda do avião.

A possível responsabilidade criminal é também investigada pela PF. São dois laudos considerados fundamentais na investigação A previsão é que o primeiro, com conjunto de fotos que ajuda a compreender o contexto do acidente e como a aeronave parou no terreno, deve ficar pronto em até 90 dias pós acidente. Este laudo é feito em parceria com o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa).

O segundo documento deve ter todos os exames e testes realizados no Cenipa, além das análises dos destroços, motores e caixas-pretas, que iniciaram na semana do acidente. Ambas as investigações, seguem em segredo de justiça.

O voo 2283, da empresa Voepass, saiu de Cascavel (PR) com destino ao Aeroporto Internacional de São Paulo, em Guarulhos. A aeronave caiu em uma área de condomínio.