Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

Geral

Violência doméstica atinge em média 60 mulheres por dia em Mato Grosso do Sul

Midiamax

03 de Maio de 2025 - 09:40

Violência doméstica atinge em média 60 mulheres por dia em Mato Grosso do Sul
MS tem média de 60 vítimas de violência doméstica por dia em 2025. Foto: Ilustração: Giovana Gabrielle, Midiamax

Com uma média de 60 casos por dia, a violência doméstica segue como uma das principais marcas da desigualdade de gênero em Mato Grosso do Sul. Até o início de maio de 2025, mais de 7 mil mulheres foram vítimas de algum tipo de agressão dentro de casa, em um estado onde a residência — espaço que deveria trazer segurança — segue como o principal palco da violência.

Os dados do Painel de Monitoramento da Violência da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul) revelam que, entre janeiro e o início de maio, 7.201 mulheres entraram para as estatísticas de violência de gênero no Estado. Além disso, oito mulheres morreram vítimas de feminicídio somente neste ano.

Campo Grande lidera o ranking com 2.260 ocorrências, cerca de 31% do total. Em seguida, aparecem os municípios de Dourados (606), Três Lagoas (332), Corumbá (309) e Ponta Porã. Neste ano, todos os 79 municípios sul-mato-grossenses registraram denúncias de violência doméstica no período. Figueirão aparece como a cidade com o menor número de casos, dois registros até 3 maio.