Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 12 de Dezembro de 2025

Mato Grosso do Sul

Acima da média nacional, serviços em Mato Grosso do Sul têm alta de 6,3% em outubro

Crescimento do setor de serviços em MS alcançou o quarto maior crescimento do País, atrás apenas de Espírito Santo, Paraná e Rio de Janeiro.

Midiamax

12 de Dezembro de 2025 - 14:47

Acima da média nacional, serviços em Mato Grosso do Sul têm alta de 6,3% em outubro
Transporte e logística 'puxou' crescimento do setor. Foto: Tania Rego, Agência Brasil

O setor de serviços de Mato Grosso do Sul registrou forte alta de 6,3% em outubro, na comparação com setembro, segundo a Pesquisa Mensal de Serviços do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). Foi um dos maiores crescimentos do país no mês, atrás apenas do Espírito Santo, Paraná e Rio de Janeiro.

Na comparação com outubro de 2024, o desempenho também foi positivo, pois MS cresceu 8,4%, novamente entre as maiores altas estaduais. Esse avanço ajudou a sustentar o resultado nacional, que ficou em 2,2%.

No acumulado de janeiro a outubro de 2025, o Estado segue em ritmo favorável acompanhando a tendência nacional, que soma alta de 2,8% no período. No país, quatro das cinco atividades pesquisadas fecharam o ano com resultado positivo.

O destaque do mês no Brasil veio do setor de transportes, que cresceu 1,0% em outubro. O segmento reúne serviços que têm forte peso na economia sul-mato-grossense, como logística, transporte de cargas e operação aeroportuária, que são áreas que também impulsionaram o desempenho estadual ao longo do ano.

Outro grupo que segue em expansão é o de informação e comunicação, com alta nacional de 0,3% no mês e 5,5% no acumulado do ano. O ramo envolve serviços de tecnologia, softwares e hospedagem de dados, atividades em crescimento também em MS.

Os serviços prestados às famílias, que incluem hotéis, alimentação e eventos, avançaram 0,1% no mês no Brasil. Esse segmento reflete parte da movimentação turística e de consumo, que também se manteve aquecida no Estado em outubro.

No país, apenas o grupo de serviços profissionais e administrativos não avançou no trimestre móvel, ficando estável. Mesmo assim, o setor acumula crescimento de 2,2% no ano, influenciado por consultorias, gestão empresarial e publicidade.

Cenário nacional

No cenário nacional, 15 das 27 unidades da federação tiveram desempenho positivo no mês. Mato Grosso do Sul ficou entre os cinco melhores resultados, reforçando a tendência de recuperação e estabilidade do setor de serviços em 2025.

Com o nono mês seguido de crescimento no volume total de serviços, o Brasil alcançou nível 20,1% acima do período pré-pandemia, consolidando outubro como o maior patamar da série histórica do IBGE.