Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 5 de Dezembro de 2025

Mato Grosso do Sul

Em rara aparição, quati albino surge em assentamento de Corumbá

Morador registra quati albino em área preservada de Corumbá; animal aparece revirando composteira.

G1 MS

17 de Setembro de 2025 - 08:23

Em rara aparição, quati albino surge em assentamento de Corumbá
Quati albino foi visto em assentamento de Corumbá (MS) — Foto: Renato de Oliveira Carvalho

Um quati albino foi avistado em um assentamento de Corumbá, no Mato Grosso do Sul. O registro foi feito pelo servidor público Renato de Oliveira Carvalho, que estava em um sítio no assentamento Taquaral quando percebeu o animal de pelagem branca.

Segundo Renato, a região é árida, preservada, com nascente de córrego e bastante mato. Em certo momento, o quati apareceu revirando itens de uma composteira.

“Como tá esse tempo seco, o meu irmão lá não coloca fogo. Ele fez uma composteira para jogar folha seca, restos de alimentos, essas coisas. Aí ele [quati] apareceu lá, revirando essa composteira”, contou ao g1.

Renato afirmou que nunca tinha visto o animal no local. “Naquela região do assentamento não é comum nenhum quati, e albino muito menos”, disse. O biólogo Henrique Abrahão Charles explica que apesar da raridade, o animal albino já teria sido avistado em 2019. O registrado em Corumbá parece ser um exemplar adulto.

“O quati é mais ativo de dia, mas também funciona de noite, sem nenhum problema. Ele tem ali aquele focinho dele tátil e consegue localizar bem as suas presas com odor, é um animal que consegue se virar”, explicou o biólogo.

Segundo o biólogo, animais albinos já são raros, mas um quati adulto albino é ainda mais incomum. Os quatis costumam viver em bandos, porém os machos adultos muitas vezes se afastam e retornam apenas no período reprodutivo.

“Animais albinos enfrentam mais dificuldades, já que são facilmente vistos por presas e predadores. No caso desse quati, o hábito noturno pode ter ajudado na sua sobrevivência”, destacou Charles.

O especialista explicou ainda que animais albinos podem ser rejeitados pelo grupo. Mas, por já ser adulto, esse quati provavelmente foi aceito pelo bando ou recebeu ajuda de moradores da região.