Mato Grosso do Sul
Homem voltava do trabalho com gado quando foi atacado por onça no Pantanal
Trabalhador foi surpreendido pelo felino ao passar por carcaça de animal e sofreu ferimentos graves; resgate foi dificultado pelo acesso remoto à fazenda.
G1 MS
07 de Outubro de 2025 - 09:12

Flávio Ricardo do Espírito Santo, de 28 anos, atacado por uma onça enquanto trabalhava em uma fazenda na região do Pantanal do Paiaguás, em Corumbá (MS), no sábado (4), voltava do manejo de gado quando foi derrubado do cavalo pelo felino, conforme relato da esposa da vítima, Sandra Coelho da Silva.
Ainda segundo ela, Flávio conseguiu se comunicar com um colega por meio de um rádio comunicador para pedir socorro.
De acordo com o Corpo de Bombeiros, o trabalhador estava retornando à sede da fazenda quando passou por uma carcaça de animal e foi surpreendido pela onça. Ele sofreu cortes profundos na cabeça e na perna esquerda, além de ferimentos nas mãos, braços e arranhões pelo corpo.
Apesar dos ferimentos, Flávio foi socorrido consciente, orientado e em estado estável.
A família informou que ele passou por uma cirurgia nas pernas na Santa Casa de Campo Grande, onde permanece internado para acompanhamento médico, em condições estáveis e fora de perigo. Ele é acompanhado pela irmã, que mora na capital.
O g1 entrou em contato com a Santa Casa, mas o hospital não divulgou o estado de saúde atualizado do paciente.
O Centro Nacional de Pesquisa e Conservação de Mamíferos Carnívoros, do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) acompanha o caso, em conjunto com o Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama).
O g1 não conseguiu localizar o contato da fazenda Milagres, onde Flávio trabalha.
O Sindicato Rural de Corumbá divulgou nota afirmando que acompanha a situação e ofereceu apoio à família da vítima. Confira a nota na íntegra ao final da reportagem.
Resgate dificultado pelo acesso remoto
Devido à dificuldade de acesso ao local, o resgate foi concluído apenas por volta das 22h, com apoio de um helicóptero do Exército. Flávio foi levado para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) da Santa Casa de Campo Grande, em razão da gravidade das lesões.
A Polícia Militar Ambiental (PMA) informou, por meio de nota, que não foi acionada para atender à ocorrência e, por isso, não possui informações sobre a dinâmica do ataque ou o estado de saúde da vítima.
O g1 também tentou contato com o Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul (Imasul) e com o Instituto Homem Pantaneiro (IHP), mas não obteve retorno até a última atualização desta reportagem.
Leia a nota na íntegra
O Sindicato Rural de Corumbá manifesta solidariedade ao jovem Flavio, de 28 anos, atacado por uma onça-pintada no Pantanal do Paiaguás.
A entidade também agradece ao Corpo de Bombeiros de Mato Grosso do Sul e ao Exército Brasileiro pelo resgate eficiente. Desde o incidente, ocorrido em 04/10/2025, o Sindicato acompanha o caso e oferece apoio à família da vítima.
A região atingida abriga cerca de 300 famílias e diversos trabalhadores rurais. O Sindicato destaca a necessidade de cooperação entre instituições, universidades, pesquisadores e ONGs para prevenção eficaz desse tipo de ocorrência.
Reforça ainda seu compromisso em apoiar medidas de mitigação de ataques de animais selvagens, especialmente onças-pintadas, nas áreas rurais de Corumbá.




