Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sábado, 27 de Abril de 2024

Natureza

Acordo global para preservação da biodiversidade traz avanços

Karen Oliveira destacou que preservação da biodiversidade deve ser assunto urgente para o mundo.

CNN Brasil

20 de Dezembro de 2022 - 09:14

Acordo global para preservação da biodiversidade traz avanços
Imagens de um acampamento de desmatamento ilegalFoto: Divulgação/PF.

Quase duzentos países firmaram um acordo para preservação da biodiversidade do planeta, após mais de quatro anos de negociações. O documento foi apresentado no encerramento da Conferência sobre Biodiversidade, a COP15, em Montreal, no Canadá, na segunda-feira (19).

À CNN Rádio, a diretora para Políticas Públicas e Relações Governamentais da ONG The Nature Conservancy Brasil Karen Oliveira afirmou que o texto traz avanços importantes. “A proposta estabeleceu mecanismos para enfrentar a perda da biodiversidade que vem acontecendo de forma acelerada”, disse. Segundo ela, também haverá esforços para “identificar mecanismos que facilitem o uso sustentável da biodiversidade”, com repartição de recursos de forma “mais clara e equitativa.”

A especialista lembra que existe sinergia entre biodiversidade e clima: “Se conseguirmos enfrentar vetores de emissões de gases do efeito estufa, no caso do Brasil, que é o desmatamento, vamos evitar perda da biodiversidade, que é um dos grandes desafios.”

Karen destaca que o acordo estabelece a proteção de 30% da superfície global, além de mobilizar 700 bilhões de dólares entre recursos públicos e privados no combate à perda da biodiversidade. “Foi um avanço importante para os compromissos assumidos”, classificou.

A diretora afirma que “não há tempo” para buscar cumprir as metas climáticas, já que “a natureza vem mostrando urgência do enfrentamento dos eventos catastróficos que temos vivenciado, como enchentes frequentes e secas prolongadas.” “O mais importante é que os países não precisam esperar compromissos das conferências estejam internalizados nacionalmente para começar a trabalhar”, completou.