Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 22 de Dezembro de 2025

Policial

DOF aumenta apreensões de drogas e anuncia reforços

O contrabando significa 30% de todas as ocorrências atendidas pelos policias do departamento

MS Notícias

07 de Junho de 2011 - 13:43

Os índices de apreensões de maconha e cocaína foram os que mais cresceram no mês de maio em relação ao mesmo período do ano passado, conforme levantamento do Departamento de Operações de Fronteira (DOF). O estudo mostra que de janeiro a maio de 2011 o DOF apreendeu 113% mais maconha do que nos mesmos meses do ano passado, fechando o período com mais de 6,5 mil quilos da droga contra três mil quilos recolhidos em 2010.

Quando se verifica o quantitativo de cocaína apreendida neste período o índice sobe ainda mais, registrando crescimento de 1.723%. Neste ano se apreendeu 997,050 quilos de cocaína contra pouco mais de 54 quilos presos no ano passado.

Segundo o comandante do DOF, coronel Joel Martins dos Santos, os números são a representatividade “do trabalho cotidiano que o departamento realiza todos os dias na região de fronteira de Mato Grosso do Sul”. Conforme o coronel, se comparado o volume de apreensões de entorpecentes de maio com o mês de abril é possível verificar aumento significante nas apreensões de maconha e haxixe.

Somente no quinto mês deste ano o DOF tirou das mãos de traficantes 2.546,671 quilos de maconha e 2.910 bolas de haxixe. Também foram apreendidos 8,530 quilos de cocaína e pouco mais de 15 quilos de pasta-base.

Pela primeira vez a lista de apreensões de drogas do DOF apresenta o Oxi. Em maio foi constatada a apreensão de um quilo da droga.

No quinto mês do ano o DOF verificou ainda o maior número de pessoas presas por tráfico de drogas. Ao todo foram 29, totalizando 100 presos em 2011. No total geral de pessoas presas pelo DOF, considerando aí outras modalidades de crime, o índice chega a 198 presos.

“Como aumentou o número de apreensões, aumentou também a quantidade de pessoas e veículos apreendidos”, lembra o comandante ressaltando que este ano já foram apreendidos 38 veículos utilizados para o tráfico de drogas.

De acordo com o coronel Joel, a área de fronteira com o Paraguai é de onde são provenientes as maiores apreensões, tanto de drogas quanto de contrabando. “Porque temos 450 quilômetros de fronteira seca com aquele país, isso favorece o meliante”, explicou Joel. O comandante esclarece que por este motivo o DOF adota o sistema de policiamento itinerante, “assim o criminoso não sabe onde pode encontrar uma equipe nossa”, pontua.

O contrabando significa 30% de todas as ocorrências atendidas pelos policias do departamento. O tráfico de drogas vem logo em seguida, representando 27% das ocorrências.

Na listagem de produtos apreendidos em maio, o destaque é para os 34,80 metros cúbicos de madeira. Também foram recolhidas 100 unidades de CD’s e 3.150 DVD’s piratas; 6.152 pacotes de cigarro; 62 unidades de pneus; sete armas de fogo e diversos tipos de munição. Produtos de informática e eletro-eletrônicos apreendidos somam quase US$ 70 mil, entre outras apreensões.

Reforço

As operações na fronteira ganharão ainda o reforço de mais seis equipes que serão integradas ao DOF, conforme antecipa o comandante coronel Joel. Serão 24 novos policiais integrados ao efetivo do departamento que devem atuar na equipe operacional e no serviço de inteligência do DOF. Segundo Joel Martins dos Santos, os policiais foram capacitados para realizarem o policiamento diferenciado necessário na atuação de fronteira.