Policial
Justiça prorroga prisão temporária de Polaco e de seus filhos por mais 5 dias
De acordo com o advogado de defesa do acusado, a oitiva deverá acontecer na tarde de hoje
Correio do Estado
28 de Novembro de 2011 - 14:34
A prisão temporária de Alcides Carlos Greijianim, o Polaco, de 51 anos, foi prorrogada por mais cinco dias pela Justiça Federal, o mesmo aconteceu com os dois filhos do acusado. Eles foram presos na última quarta-feira (23), em Eldorado (MS) e de acordo com o advogado de defesa, Benedicto Figueiredo, devem ser ouvidos na tarde desta segunda-feira (28).
Polaco é acusado de chefiar um esquema de contrabando de cigarros, onde policiais recebiam propina para permitir que as cargas vindas do Paraguai fossem liberadas. Ele foi preso durante a operação 'Alvorada Voraz', deflagrada pelo Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado) e pela Polícia Rodoviária Federal.
Esquema
Conforme as investigações, sete policiais estavam envolvidos no esquema de contrabando de cigarros e serão processados. Os policiais recebiam propina em espécie, no valor de R$ 3 a 6 mil por carga de contrabando. Polaco, apontado como chefe do esquema, foi preso em Eldorado e seu patrimônio declarado soma R$ 11 milhões.
Dos 7 policiais envolvidos, quatro foram presos, dois estão sendo investigados, mas sem mandado de prisão e um está foragido. Mato Grosso do Sul faz fronteira com dois países e cinco estados brasileiros, para a polícia militar, isso torna o Estado rota de passagem para contrabando, drogas e armamento.




