Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Quarta, 24 de Dezembro de 2025

Policial

MS é o quinto Estado onde mais mulheres são assassinadas

Correio do Estado

08 de Maio de 2012 - 16:00

Uma pesquisa divulgada recentemente pelo sociólogo Júlio Waiselfisz, do projeto Mapa da Violência, realizado pelo Instituto Sangari, mostrou o perfil dos assassinatos de mulheres no Brasil. O país é o 7° do mundo neste tipo de violência, onde o primeiro lugar é de El Salvador.

No âmbito nacional, Mato Grosso do Sul ocupa o 5° lugar, com 74 mortes em 2010. Campo Grande, é a 24° entre as Capitais, mas ocupa a primeira posição no Centro Oeste. Para chegar nesse ranking, a conta é feita com um assassinato a cada 100 mil mulheres. Por este motivo, cidades como São Paulo (com 153 mortes) e Rio de Janeiro (110 assassinatos) não ocupam as primeiras posições. A capital mais violenta do Brasil para o público feminino é Porto Velho (RO).

As idades mais atingidas são entre 15 e 39 anos, evidenciando os principais autores: maridos, namorados e seus respectivos ex, com 20,6% das agressões. Fora dessa faixa etária, a porcentagem cai drasticamente. Quase 70% dos ataques são na residência das vítimas.

Segundo o sociólogo, até os 14 anos, o responsável pela agressão é geralmente o pai. Dos 15 aos 59, quem toma o posto de autor do crime é o cônjuge ou ex. A partir dos 60, são os filhos quem mais agridem as mulheres.