Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 19 de Dezembro de 2025

Policial

PF de Dourados apreende carreta bi-trem repleta de cigarros

Ambos foram autuados em flagrante pelo crime de contrabando, artigo 334 do Código Penal

Dourado Agora

29 de Novembro de 2011 - 10:20

PF de Dourados apreende carreta bi-trem repleta de cigarros
Pai e filho, de Dourados, s - Foto: PF

Ontem por volta das 16 horas, durante realização de barreira volante, na rodovia BR 163, próximo ao Rio Dourado, município de Dourados/MS, uma equipe de Policiais Federais abordou uma carreta bi-trem, e após verificar a carga, que o motorista informou tratar-se de cereais, apresentando, inclusive, uma nota fiscal, percebeu-se que abaixo de alguns sacos de ráfia, havia uma grande quantidade de caixas de papelão, contendo em seus interiores pacotes de cigarros estrangeiros, marca EIGHT e PALERMO.

O motorista, identificado como R.D.M.R., 27 anos, morador em Dourados/MS, após a descoberta dos cigarros, assumiu que sabia que estava transportando cigarros e disse que foi contratado por uma pessoa desconhecida, no Posto da Base, em Dourados/MS, para levar os cigarros da cidade de Caarapó/MS até Campo Grande/MS e que receberia a quantia de R$ 4.000,00, pelo serviço.

Antes da abordagem da Carreta bi-trem, os policiais haviam percebido a passagem de um veículo Fiat Uno, cor vermelha, no sentido Caarapó-Dourados, e após a abordagem da carreta bi-trem, o mesmo veículo, ou seja, o Fiat Uno, cor vermelha, estaria voltando no sentido Dourados-Caarapó, então resolveram abordá-lo. Em breve entrevista, percebeu que o motorista estava bastante nervoso, não conseguindo explicar os motivos que o levaram a retornar, e ao verificarem sua documentação pessoal, perceberam que se tratava de L.A.R., 50 anos, pai de R.D.M.R. Ambos foram encaminhados até a Delegacia de Polícia Federal em Dourados, onde foi verificado que tanto na carreta bi-trem, quanto no Fiat Uno havia um rádio transceptor.

L.A.R., durante interrogatório, disse que foi contratado para realizar o serviço de “batedor” e que receberia R$ 2.000,00 pelo trabalho.

Ambos foram autuados em flagrante pelo crime de contrabando, artigo 334 do Código Penal. A Autoridade Policial arbitrou a quantia de 10 (dez) salários-mínimos, para cada preso, a título de fiança, para, caso seja recolhido, possam responder em liberdade pelo crime ora perpetrado.

Foram apreendidos a Carreta bi-trem, cor branca, placas AJR-5340; o Fiat Uno, cor vermelha, placas NRH-0746; 02 rádios transceptores, instalados na carreta e no Fiat Uno; além de notas fiscais, aparelhos celulares e a quantia aproximada de 40.000 (quarenta mil) pacotes de cigarros, das marcas EIGHT e PALERMO.

Referida ação policial foi desenvolvida no âmbito da Operação Sentinela, um esforço conjunto da Polícia Federal, da Polícia Rodoviária Federal e da Força Nacional de Segurança, no combate aos crimes transnacionais em toda a fronteira seca do Brasil.