Policial
PMA apreende carga de aroeira e aplica multa de R$ 20 mil
13 de Dezembro de 2011 - 18:09
Policiais Militares Ambientais de Campo Grande (MS) foram acionados ontem à tarde, por policiais militares rodoviários de Sidrolândia (MS), em razão de uma carreta carregada de aroeira, com nota fiscal e Documento de Origem Florestal DOF, constando como se fosse madeira da espécie quebracho. No local, a PMA percebeu que havia excesso de madeira, com relação à nota fiscal e a documentação ambiental. Constavam na documentação 20 m³ e eram transportados 35 m³ de madeira.
Diante disso, foi efetuada a autuação da empresa proprietária e do motorista em R$ 10.500,00 para cada um, e os policiais ambientais e rodoviários estaduais encaminharam o veículo e a madeira à delegacia de polícia civil, tendo em vista tratar-se de crime ambiental. Foram apreendidos 35 m³ de palanques, mourões e firmes todos de aroeira. Os responsáveis pela madeira também responderão por crime ambiental e poderão pegar pena de 01 a 02 anos de reclusão.
A portaria 83 N de 1991 do IBAMA proíbe o corte da aroeira e algumas outras espécies de madeiras nobres, sem plano de manejo, que precisa ser aprovado pelos órgãos ambientais. Inclusive, em desmatamentos autorizados, essas espécies não podem ser cortadas. Por este motivo, alguns madeireiros transportam a aroeira como se fosse da espécie quebracho, tendo em vista serem fisicamente muito parecido.




