Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 26 de Julho de 2024

Policial

PMA lança campanha para prevenção da pesca predatória e outros crimes ambientais

A partir de amanhã, cartilhas para pescadores estarão disponíveis.

Midiamax

06 de Junho de 2011 - 10:45

A Polícia Militar Ambiental lança na terça-feira (07) uma campanha educativa para prevenção da pesca predatória e outros crimes ambientais. A partir de amanhã, cartilhas para pescadores estarão disponíveis.

A campanha informativa visa a instruir aos cidadãos de MS e aos turistas sobre todas as regulamentações relativas a pesca e iscas vivas. Foram confeccionados dois modelos de Manual do Pescador, com informações sobre a legislação pesqueira para a bacia do rio Paraguai e Paraná.

Neste ano saiu a regulamentação relativa ao transporte, captura e medidas de iscas vivas. Várias iscas passaram a ter tamanhos mínimos para captura, configurando crime a captura em tamanho inferior ao permitido.

Além do Manual do Pescador, na mesma linha informativa, será lançada um material especial em papel impermeável denominado “Manual régua” com as medidas de captura de várias espécies, bem como diversas informações relativas à pesca em Mato Grosso do Sul. Ao abrir o manual surge uma régua com a figura dos peixes e as medidas, até 95 centímetros que é a medida do “Jaú”.

O outro foco da campanha é Educativo, os temas principais são água e energia e inicialmente visa a reduzir o consumo de água e energia nos órgãos Estaduais: Foram produzidos adesivos que serão colocados acima das torneiras alertando para o desperdício. Na mesma linha, foram confeccionados adesivos para serem colocados ao lado das caixas dos interruptores, também alertando, para que se desliguem as lâmpadas e outros aparelhos elétricos ao saírem das salas. Os adesivos são estrelados pelo mascote do “Projeto Florestinha”, que é um desenho da criança do projeto com a farda da PMA.

A avaliação desta campanha será feita, pela análise na possível redução dos gastos de energia e água do Estado, comparando as contas atuais com as futuras. A meta é a redução de 5% no consumo de água e energia.

Foram confeccionados ainda folhetos relativos à fauna, flora, energia, resíduos sólidos, ciclo da água, nos modelos dos folhetos que são utilizados pelo Núcleo de Educação Ambiental, nos trabalhos que são realizados nas escolas durante todo o ano. Este material será trabalhos principalmente em escolas e campanhas realizadas barreiras em rodovias.