Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Terça, 23 de Abril de 2024

Policial

Reeducandos de MS realizam primeiro dia de provas do Enem

Nesta quinta-feira (16), os reeducandos serão avaliados nas disciplinas de redação, linguagem, códigos e tecnologia; o exame acontece das 12h às 17h30

MS Noticias

16 de Dezembro de 2010 - 07:53

Com 549 inscritos em Mato Grosso do Sul, as provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) destinado aos internos do regime fechado do Sistema Penitenciário tiveram início nesta quarta-feira (15). Neste primeiro dia do exame, os detentos responderam questões de ciências da natureza e humanas.

Os aprovados no Enem terão direito à certificação, automática, do Ensino Médio, ou poderão ter a chance de ingressar em uma universidade e concorrer a bolsas do Prouni, caso progridam de regime, conquistem a liberdade, ou consigam autorização judicial para tal.

De acordo com a Divisão de Educação da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen), desta vez o Enem está sendo realizado em 19 unidades penais, mais o presídio federal; quatro a mais do que o exame relativo a 2009, aplicado em janeiro deste ano. O número de inscritos também teve um sensível aumento se comparado ao anterior, quando foram registradas 387 inscrições, um crescimento de cerca de 70%.

Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), as provas do Enem para o Sistema Prisional têm o mesmo grau de dificuldade que as destinadas aos demais participantes.

Para o diretor de Assistência Penitenciária da Agepen, Leonardo Arévalo Dias – que participou da abertura do exame no Instituto Penal de Campo Grande (IPCG), unidade penal com maior número de inscritos no Estado – “é essencial para o processo de ressocialização da pessoa em situação de prisão possibilitar que ações voltadas para a educação sejam desenvolvidas”.

No Estado, o Enem prisional acontece nos municípios de Amambai, Aquidauana, Bataguassu, Cassilândia, Campo Grande, Corumbá, Dourados, Jateí, Naviraí, Paranaíba, Ponta Porã, Rio Brilhante e Três Lagoas, em estabelecimentos penais de regime fechado onde a prática do ensino é oferecida.

Conforme a chefe da Divisão de Educação da Agepen, Elaine Arima Xavier Castro, o total de participantes será divulgado apenas após a conclusão das provas nos presídios.

Nesta quinta-feira (16), os reeducandos serão avaliados nas disciplinas de redação, linguagem, códigos e tecnologia; o exame acontece das 12h às 17h30.