Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Sexta, 29 de Março de 2024

Policial

Sistema criado em MS permite usar iPad em viaturas de polícia e bombeiros

O policial ou o agente ao chegar ao local do fato pode destacar o iPad de seu suporte e usá-lo como uma prancheta de entrada de dados.

Correio do Estado

19 de Abril de 2011 - 09:56

Uma empresa de Campo Grande especializada em soluções sistêmicas para a área criminal e defesa civil, dona do SIGO – Sistema Integrado de Gestão Operacional, lançou durante a LAAD (Latin America Aerospace and Defence), maior e mais importante feira de defesa e segurança, que aconteceu no Rio de Janeiro, semana passada, um módulo que permite embarcar o iPad em viaturas da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiro, Guarda Municipal, SAMU e Defesa Civil e conectá-los em tempo real aos Centros Integrados de Operações (CIOPs) ou salas de situação e controle.

Suas dimensões maximizadas e a forma de fixação constituída por um conjunto de ventosas com várias regulagens, especialmente construída para esse fim, evita danos estruturais e modificações nas especificações técnicas das viaturas e o torna ideal para todos os modelos de veículos usados por esses órgãos. O policial ou o agente ao chegar ao local do fato pode destacar o iPad de seu suporte e usá-lo como uma prancheta de entrada de dados.

Com a conexão 3G, todo o trabalho exigido a campo pode ser feito no local da ocorrência sem perda de tempo ou retrabalho. Desde o preenchimento do boletim de ocorrência até as consultas a dados individuais, como foto, mandados de prisões e a veículos roubados ou furtados, tudo pode ser feito com muita agilidade, chegando a reduzir, em alguns casos, até 60% do tempo de atendimento.

O SIGO, que já é utilizado em Mato Grosso do Sul, Acre, Maranhão, e está em processo de implantação em outros dois estados brasileiros e em fase de negociação em mais dois países na África e América Central, é o único sistema do gênero no país e cria uma grande rede de informações criminais integrando todas as corporações de segurança em tempo real e em um único banco de dados.

Trata-se de um sistema de coleta, tratamento e convergência das operações e informações das Polícias Militar, Civil, Técnica e Científica, Bombeiro Militar, Guarda Municipal, Defesa Civil, SAMU, Poder Judiciário, Penitenciarias e Centros de Atendimentos Emergenciais.