Logomarca

Um jornal a serviço do MS. Desde 2007 | Segunda, 22 de Dezembro de 2025

Política

A dois dias da eleição, pesquisa mostra Acelino na liderança com 46,67% das intenções de voto

A amostra do IPR mostra que 2% dos eleitores entrevistados declararam que vão votar em branco ou nulo, enquanto 10,33% dos participantes da pesquisa se declararam indecisos

Flávio Paes/Região News

01 de Março de 2013 - 07:53

A dois dias da eleição, pesquisa mostra Acelino na liderança com 46,67% das intenções de voto

A dois dias da eleição suplementar, o candidato do PMDB a Prefeitura de Sidrolândia, Acelino Cristaldo segue com a preferência da maioria dos eleitores, segundo levantamento do IPR (Instituto de Pesquisas Resultado). Conforme dados da pesquisa estimulada aquela na qual os nomes dos candidatos são apresentados aos entrevistados, Acelino tem, hoje, 46,67% das intenções de voto, contra 41% do candidato Ari Basso (PSDB).

A amostra do IPR revela a que 2% dos eleitores entrevistados declararam que vão votar em branco ou nulo, enquanto 10,33% dos participantes da pesquisa estão indecisos. O instituto já havia apontado, em dois levantamentos anteriores neste mês, a liderança de Acelino. 

Espontânea 

Já na pesquisa espontânea – quando não são apresentados os nomes dos candidatos, Acelino aparece em primeiro lugar na preferência dos entrevistados, com 44,67% das intenções de voto. Ari Basso aparece com 40,33%. Ainda na espontânea informa que 2% dos eleitores ouvidos disseram votar em branco ou nulo, e 13% se declararam indecisos. 

O instituto também questionou os entrevistados sobre a possibilidade de mudarem o seu voto até domingo (3 de março), data da eleição, e constatou que 75,33% dos entrevistados disseram que a decisão em relação aos seus candidatos é definitiva –como se três entre cada quatro eleitores não admitissem mudar de voto. Outros 14% alegaram que ainda podem mudar de opinião, e 10,67% dos participantes da pesquisa preferiram não opinar.

O IPR ouviu 300 pessoas entre os dias 24 e 26 de fevereiro, na zona urbana, no distrito de Quebra-Coco, na aldeia Córrego do Meio/10 de Maio e em cinco assentamentos. A margem de erro da pesquisa é de 5,6 pontos percentuais para mais ou para menos, com um intervalo de confiança de 95%. A pesquisa foi registrada no TRE-MS (Tribunal Regional Eleitoral de Mato Grosso do Sul) sob o protocolo 00406/2012.

Cassação

As eleições suplementares em Sidrolândia foram convocadas pelo TRE, depois que o vencedor na votação realizada em outubro de 2012, Enelvo Felini (PSDB), teve sua candidatura impugnada pelo TSE (Tribunal Superior Eleitoral). Ex-prefeito do município, ele teve contas relativas à área da educação consideradas irregulares pelo Tribunal de Contas, sendo enquadrado na “Lei da Ficha Limpa”. 

Ele disputou o pleito por meio de recursos, que acabaram derrubados. Como ele teve mais de 50% dos votos nas eleições de outubro, foi necessário convocar um novo pleito, marcado para este domingo. Esta foi a última semana de campanha eleitoral autorizada no município.